O Instagram anunciou nesta terça-feira (13) a chegada ao Brasil da versão Lite da sua rede social. Pensado para smartphones com configurações mais modestas e para regiões que contam, majoritariamente, com acesso às redes 2G e 3G – além de planos de dados limitados – o aplicativo ocupa apenas de 2 MB de espaço de aparelho do usuário.
Segundo Gal Zellermayer, Gerente de Engenharia de Software do Instagram, boa parte dos recursos da versão Lite da rede social não é executada no celular do usuário e sim nos servidores do Facebook. Isso permite que o app seja mais leve que a edição full do “Insta”:
“O tamanho do aplicativo tem um impacto direto na experiência do usuário, afetando as velocidades de download, as contas de internet móvel e o desempenho do aplicativo. Para chegar a um tamanho de aplicativo de 2 MB, a equipe de engenharia implementou a arquitetura ‘hin client, com grande parte do processamento acontecendo no lado do servidor e não do cliente”, explicou Zellermayer.
Além disso, criamos ferramentas que ajudam os desenvolvedores a entender o impacto das alterações de código no tamanho do aplicativo. Por exemplo, um bot chamado BuildBot cria uma versão do aplicativo após cada alteração de código e a compara com a versão anterior, sinalizando qualquer aumento de tamanho impactante. Outra técnica que a equipe usou foi decompor os pacotes Java subjacentes e identificar o que era realmente útil versus o que poderia ser descartado e reconstruído do zero”, completa.
Já Nicholas Brown, Gerente de Produto do Instagram global, afirma que o app traz uma experiência bastante semelhante à edição padrão do “Insta”, executando a maioria dos recursos presentes na versão full da rede social. Isso inclui a possibilidade de mandar mensagens diretas via DM e também gravar e publicar vídeos.
Já as funcionalidades que não são suportadas atualmente são:
No entanto, durante a coletiva, os representantes do Instagram afirmaram que seus desenvolvedores estão trabalhando para adicionar esses recursos ao aplicativo à versão Lite o mais rápido possível.
O Brasil será um dos 170 países a contar com o Instagram Lite, entre eles Índia, Indonésia, Filipinas, Egito e Turquia. O app foi pensando nos chamados mercados emergentes (incluindo comunidades rurais e regiões remotas), que contam com as seguintes características segundo um levantamento da rede social:
Durante a coletiva, o Canaltech perguntou à Beatriz Bottesi, Head de Marketing do Instagram, como funcionará o modelo de publicidade do Instagram Lite no Brasil e nos outros países em que o app estará presente. A executiva afirmou que, inicialmente, anúncios não fazem parte desta versão do app. Além disso, não há uma previsão de quando a geração de receitas a partir de publicidade fará parte da plataforma.
O Instagram Lite ficará liberado para download no Brasil a partir da próxima quarta-feira (14). Ele estará disponível somente para dispositivos Android, na Google Play Store, Ainda não há uma previsão de quando – ou se – haverá uma versão para o iOS (iPhones).
canaltech