Connect with us

Internacional

Por que a vacinação anti-covid vai tão mal na África?

O continente africano é o que tem a menor taxa de vacinação. Além de poucas doses disponíveis, enfrenta problemas de infraestrutura e temores contra os imunizantes. E falta solidariedade da comunidade internacional

Enquanto, em média, quase 11% da população mundial já foi vacinada pelo menos uma vez contra a covid-19, na África, essa proporção não chega nem a 2%, só 0,6% está completamente imunizada, segundo o portal de estatísticas Our World in Data. Enquanto em Burkina Faso e Madagascar as campanhas de vacinação entraram em andamento há apenas pouco tempo, em países como Tanzânia ou Chade elas sequer começaram.

Contudo, se decepcionará quem espere que ao menos a partir de agora o processo vá ganhar impulso. Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Mundial alertaram contra uma paralisação das vacinações no continente africano.

Richard Mihigo, diretor do programa de imunização e desenvolvimento de vacinas da OMS na África, explicou à DW que, em vez dos 66 milhões de doses que a iniciativa internacional de vacinas Covax deveria disponibilizar aos países africanos, só foram entregues 19 milhões.

Até o momento, menos de 49 milhões de doses de imunizantes do coronavírus chegaram até 51 nações africanas: além das fornecidas pelo Covax, que opera principalmente com o produto da Astrazeneca, Estados isolados importaram vacinas da Johnson & Johnson, Biontech-Pfizer, Sinovac e outras, através de doações ou de acordos bilaterais.

Contudo vários países do continente não estão em condições financeiras de fechar seus próprios contratos com os fabricantes. Isso agrava as consequências quando os imunizantes não chegam, ou em apenas pequena quantidade, através do Covax.

Dados obtidos pela DW indicam que Uganda até agora só recebeu do programa internacional 864 mil doses, o que não basta para uma primeira vacinação de sequer 2% da população. A OMS informa que dez países – Botswana, Costa do Marfim, Essuatíni (antiga Suazilândia), Lesoto, Líbia, Marrocos, Namíbia, Ruanda, Togo e Tunísia – já utilizaram todo o estoque recebido através do Covax.

Causas da escassez

No início de 2021 foram desembarcadas nos Estados africanos as primeiras doses no âmbito do Covax. Porém já em março as entregas começaram a rarear. A OMS calcula que até o fim de junho o déficit será de 190 milhões de doses.

Isso se deve, em grande parte, à decisão da Índia de suspender as exportações dos imunizantes, após a eclosão de uma grande onda nacional de covid-19. O maior fabricante mundial, o indiano Serum Institute, produz para a gigante farmacêutica sueco-britânica Astrazeneca, e antes era a principal fonte de vacinas anti-covid para a África.

Entretanto a escassez de doses não parece ser a única razão das baixas taxas de inoculação. Richard Mihigo assegura que a vacinação contra o novo coronavírus transcorre de maneira exemplar em países como Egito, Gana, Nigéria ou Ruanda. No entanto, 15 Estados não empregaram sequer a metade de seus estoques, e “Benim, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Guiné, Sudão do Sul e Comores só usaram 10% de suas doses de vacina”.

Homem descarrega pacotes rotulados Covax
Lote de vacinas do programa Covax chega a Madagáscar

Portanto, das poucas doses disponíveis, em alguns locais apenas uma pequena proporção pôde ser ministrada. Por um lado, certos países parecem estar guardando as doses para a segunda vacinação. Nesse sentido, a OMS apelou por uma reavaliação, recomendando que se forneçam tantas primeiras doses quanto possível.

A diretora regional da organização, Matshidiso Moeti, declarou a esse respeito: “Enquanto exigimos justiça na vacinação, a África também tem que tomar a iniciativa e tirar o máximo daquilo que tem. Precisamos levar todas as doses que temos até os braços do povo.”

Outros fatores que contribuem para os atrasos são a infraestrutura insuficiente para as campanhas de vacinação, inclusive a falta de pessoal capacitado, assim como um ceticismo muito forte contra as vacinas. Crises e conflitos, como na Etiópia, Mali ou República Democrática do Congo (RDC), dificultam a situação mais ainda.

Foi assim que, no fim de abril, a RDC se viu forçada a repassar a outras nações 1,3 milhão de doses não utilizadas da Astrazeneca, pois não teria podido ministrá-las antes do fim da data de validade. O mesmo aconteceu algumas semanas mais tarde no Maláue, onde cerca de 17 mil doses tiveram que ser destruídas. Segundo o governo, o motivo principal foi a insegurança da população quanto a possíveis riscos de saúde da vacina da Astrazeneca.

Aposta na solidariedade internacional

Independente de problemas de distribuição e do ceticismo nos próprios países, a iniciativa internacional Covax precisaria ser fortalecida. No fim de maio, a OMS voltou a apelar à comunidade mundial para que partilhe vacinas com a África, a fim de cobrir a aguda demanda no continente.

Pelo menos conseguiu-se, numa conferência virtual de doadores da Covax, na quarta-feira (02/06), arrecadar 2,3 bilhões de euros em verbas adicionais. Segundo os organizadores, mais do que o esperado, e o suficiente para comprar 1,8 bilhão de doses, e até o princípio de 2022 vacinar 30% dos cidadãos dos países mais pobres contra o coronavírus. Além disso, diversas nações industrializadas – que através de contratos separados com os fabricantes já compraram grande parte da produção – prometeram doar outros 54 milhões de doses já adquiridas.

Tendo em vista a cúpula com seus colegas do G7, a se iniciar no dia seguinte, na conferência virtual o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, voltou a pedir mais solidariedade: “Só estaremos seguros quando todos no mundo estiverem seguros.” Por isso, ele iria “mais uma vez apelar para que não só a União Europeia exporte para o mundo” – numa provável alusão sobretudo ao Reino Unido e os Estados Unidos, que até o momento disponibilizaram poucas vacinas para outros países.

No entanto, recentemente os EUA anunciaram que apoiariam a suspensão temporária das patentes para imunizantes contra o Sars-Cov-2. Foi uma surpresa positiva para diversos países africanos, que há bastante tempo reivindicam essa medida.

A ideia é que, sem a restrição das patentes, aumentaria o total de doses disponíveis, e especificamente a produção in loco na África, já que no momento 99% das vacinas para o continente precisam ser importadas. A Alemanha também se dispõe a incentivar a fabricação em solo africano, embora o ministro Spahn visualize o caminho até lá antes através de cooperações, do que de patentes.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO1 minuto ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário2 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional2 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA2 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA2 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional2 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário2 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional2 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional2 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional2 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional2 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional2 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional2 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional2 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca3 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário3 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário3 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura15 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura15 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Educação & Cultura15 horas ago

Educador antirracista, qual é o seu compromisso?

Educação & Cultura15 horas ago

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Educação & Cultura15 horas ago

Brincadeiras tradicionais podem ajudar a desenvolver aprendizagens matemáticas

Educação & Cultura15 horas ago

Como estimular a participação das famílias na alfabetização

Educação & Cultura15 horas ago

Abril Indígena: já pensou em dar o primeiro passo e mudar sua prática?

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Espetáculos de humor e música agitam programação de maio do Teatro Pedra do Reino

CIDADE16 horas ago

Vereadora destaca as conquistas de Campina Grande no “Aqui Tem SUS”

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional16 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO16 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional16 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional16 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br