Connect with us

Judiciário

A greve no direito coletivo do trabalho

O direito à greve está diretamente ligado ao Estado Democrático, de maneira a diminuir a desigualdade entre os trabalhadores, coletivamente considerados, e os empregadores

RESUMO: A greve pode ser definida como uma suspensão temporária do trabalho, sendo considerada um direito do trabalhador que está condicionada à aprovação do sindicato perante assembleia. Geralmente, as greves são realizadas com o intuito de reivindicar algo, alguma necessidade que os trabalhadores acreditam não estar sendo suprida pelas empresas onde estão empregados. Assim, entende-se a relevância desse tema e, por isso, este trabalho teve como objetivo compreender a greve dentro do contexto do direito coletivo do trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos, teses, monografias e artigos em bases científicas confiáveis, como SciELO e Google Acadêmico. Ao final deste estudo, o que se evidenciou é que a greve é um direito contitucionalmente assegurado ao trabalhador, por meio do qual o mesmo vai em busca dos seus direitos através da paralisação dos serviços. Consta no Direito do Trabalho que a greve não pode ser motivo para a demissão do funcionário, assim como não se permite que a mesma seja a razão pela qual se contratem trabalhadores substitutos. No entanto, para que seja viável, precisa de aprovação do sindicato mediante assembleia.

INTRODUÇÃO

Dentro do Direito Coletivo do Trabalho existe o direito à greve, ou seja, qualquer trabalhador devidamente empregado que se sentir lesado em algum dos seus direitos que devem ser garantidos pelo empregador, pode aderir à greve. De acordo com Geraldes (2009, p. 01): A greve é a suspensão temporária do trabalho; é um ato formal condicionado à aprovação do sindicato mediante assembléia; é uma paralisação dos serviços que tem como causa o interesse dos trabalhadores.

Desse modo, pode-se dizer que a greve pode ser realizada, é um direito garantido em lei para os trabalhadores, no entanto, para que seja considerada legal precisa respeitar o que diz a Constituição Federal na Lei nº 7.783/89, a qual regulamenta a prática correta deste instituto. Por outro lado, a Carta Magna de 1988, em art. 9º, §2º, salienta que esse ato é passível de punição para aqueles que abusarem do direito de greve (GERALDES, 2009).

A greve é um ato garantido em lei desde o direito romando, que, na época, a considerava como um ato de delito, todavia, com o surgimento da Revolução Industrial, acabou ganhando força, pois durante esse período já se via um grave problema em relação aos trabalhadores, que viviam em condições precárias de trabalho. Assim, passaram a se reunir em sindicatos, o que acabou sendo visto como movimentos contrários à soberania (PEREIRA, 2019).

Pereira (2019) comenta que a greve teve seus primeiros indícios em uma praça em Paris, onde trabalhadores se reuniam sempre que se mostravam insatisfeitos em relação às condições de trabalho. Foi então que o termo greve apareceu pela primeira vez, significando um terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio, onde havia acúmulos de gravetos trazidos das enchentes do Rio Sena, surgindo o nome de Place de Grève.

Barros (2012) afirma que, no Brasil, a greve era considerada crime, porém, com a Carta Magna de 1988, esse ato passou a ser considerado um direito do trabalhador, de maneira que pudessem aderi-la com o intuito de defender os seus direitos, mas com limites e garantias conforme preconizado no texto constitucional.

A greve está diretamente atrelada à abolição da escravatura em 1888, pois tanto a greve quanto o nascimento do Direito Coletivo do Trabalho têm aspectos enfáticos relacionados a existência de trabalho livre e da relação empregatícia subordinada. Assim, a greve foi tratada dentro da normativa legal pela primeira vez no Código Penal, Decreto n. 847 de 1890, que a tipificava como um ato ilícito e criminoso. Todavia, essa definição durou pouco tempo e, no mesmo ano, por meio do Decreto n. 1.162/90, a greve passou a ser considerada criminosa apenas quando exercida com violência, passível de punição. Sobre isso, Delgado (2009, p. 1319) diz que:

Ainda que não se tratasse de regulação da greve como direito, esta poderia ser considerada, no novo contexto normativo (Decreto n. 1.162, de 1890), como fato social ou, ainda, liberdade, de certo modo. Com isso, remetia-se ao exame das situações concretas grevistas a pesquisa sobre ocorrência de atos de violência, constrangimento ou ameaça.

Mesmo que a greve ainda não fosse considerada um direito efetivamente, já se entendia como um fato social e legal, uma vez que seu objetivo era a reivindicação de melhores condições de trabalho. Porém, nesse tempo, ainda existiam muitos trabalhadores que viviam no campo, então, não tinham condições efetivas para o desenvolvimento de uma greve, como por exemplo, a reunião em um mesmo ambiente e sob as mesmas condições de trabalho (MAGALHÃES; MIRANDA, 2012).

Com o passar dos anos, as ideias a respeito desse instituto foram se solidificando e criando uma base mais firme, principalmente na década de 1980, período em que grandes mudanças ocorreram nesse cenário. Assim, conforme evidenciado por Delgado (2009), o movimento grevista passa a ganhar mais força, inclusive enfrentando o regime militar, que buscava cessar esse movimento com novas proibições e penas aos grevistas por meio de leis e decretos, mas que não eram observados pelos trabalhadores.

Com isso, esse período acabou sendo considerado como uma época de ouro para o movimento sindical, o chamado sindicalismo, motivando o surgimento do Partido dos Trabalhadores, que tem como premissa atuar na luta contra o regime ditatorial. Nesse momento, os empregados se organizavam nos locais de trabalho e havia uma ânsia coletiva por maiores liberdades e direitos, bandeiras que desaguaram na Constituição da República de 1988 (MAGALHÃES; MIRANDA, 2012, p. 05).

A greve precisa ser entendida como algo que está ligado diretamente ao Estado Democrático, sendo a motivação para que haja igualdade entre os trabalhadores, coletivamente considerados, e empregadores, como uma forma de aproximar os poderes de ambos. Este instituto é a maior expressão da liberdade de um ser humano, de poder exercer o seu trabalho com igualdade de direitos, com dignidade, sempre em busca de melhores condições. Por isso, ela é hoje considerada um direito fundamental de todo trabalhador.

De acordo com as ideias de Pereira (2019), para que a greve possa ocorrer é preciso que ela respeite os limites determinados na Lei nº 7.783/89, sendo que, qualquer violação a ela, será considerada como greve abusiva e ilícita, perdendo sua legitimidade e sendo aplicada as devidas penalidades.

Por outro lado, segundo Geraldes (2009), o empregador tem o direito de saber antecipadamente sobre a futura paralisação na empresa. Caso isso não seja respeitado, o empregador tem o direito de contratar diretamente os serviços necessários para cumprir a sua demanda. Qualquer abuso em relação a greve que possa prejudicar o empregador, deverá ser punido conforme preconiza a lei, gerando para o infrator o dever de indenizar os danos decorrentes do ato que lhe será imputado, não importanto se o dano é apenas moral.

Para que este estudo pudesse ser realizado, foi adotado o método da pesquisa bibliográfica, ou seja, por meio da coleta de dados em livros, artigos, teses, monografias, dissertações e outros documentos cientificamente confiáveis, foi possível se obter as informações necessárias para a composição deste estudo. As obras consultadas foram analisadas, em um primeiro momento, por meio dos seus resumos, de maneira que se pudesse verificar se poderiam ser utilizados para este trabalho. As obras escolhidas estão devidamente referenciadas no capítulo das referências bibliográficas.

ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO

Por meio deste estudo foi possível perceber a importância que o tema abordado tem dentro do contexto jurídico e do trabalho, tendo em vista que a greve é um assunto que vem ganhando força nos últimos anos. Muitos dos seus conceitos e sua forma de ser evoluíram com o passar dos anos, tanto é que, no princípio, era considerada como ilegal, ilícita e criminosa, conforme afirmado por Delgado (2009), no Decreto n. 847 de 1890. No entanto, isso não perdurou muito tempo, ganhando outra conotação a partir do Decreto n. 1.162/90, quando passou a ser considerada legal, mas passível de punição caso fosse exercida com violência e com desrespeito as normas estabelecidas.

Conforme o tempo passava, as ideias a respeito da greve foram alterando, principalmente na década de 1980, quando o movimento grevista ganhou força inclusive para enfrentar o regime ditatorial, que, conforme relatado por Delgado (2009), tinha o intuito de criar e aplicar leis e penas mais severas para os grevistas. Porém, isso não era observado pelos trabalhadores.

Tendo em vista essas modificações no cenário empresarial, o movimento sindical acabou se exaltando, tanto é que foi a motivação para o surgimento do Partido dos Trabalhadores, que visava, acima de tudo, preservar o trabalhador e lutar contra o regime militar, conforme ressaltado por Magalhães e Miranda (2012).

Ficou evidenciado neste estudo também que, apesar da confusão que acerca o movimento grevista e de ainda ser visto como algo ruim ou prejudicial, Pereira (2019) ressaltou que o direito à greve precisa ser entendido como algo que está diretamente ligado ao Estado Democrático, de maneira a garantir a igualdade entre os trabalhadores, coletivamente considerados, e empregadores, de maneira a aproximá-los. Todavia, o autor ressalta que é preciso respeitar os limites preconizados na Lei nº 7.783/89, pois qualquer violação, poderá ser penalizada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto neste trabalho, ficou evidenciado que a greve é um direito do trabalhador grantido em lei, por meio do qual ele busca fazer valer os seus direitos através da paralisação dos seus serviços. Nesse sentido, a greve pode ser entendida como a suspensão temporária do trabalho que deve ser aprovada pelo sindicato em assembléia.

Mesmo que seja algo legal, reitera-se o fato de que ela está baseada em princípios constitucionais e, por isso, deve ser exercida dentro dos limites impostos pela lei, como uma forma de preservar outros direitos de igual valor para a sociedade. Afinal, há que se levar em conta os inúmeros interesses públicos, advindos dos diversos valores que estão preconizados na Constituição Federal do Brasil.

Além disso, também se viu que, apesar de ser um direito do trabalhador, a greve precisa seguir algumas premissas para que seja considerada legal, caso contrário, os infratores estarão sujeitos às penalidades contidas na lei. Qualquer dano causado que possa prejudicar um terceiro deverá ser ressarcido pelo seu infrator, de maneira que a greve deve ser exercida sempre de maneira democrática e visando apenas a reivindicação de melhores condições de trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 8.ed. São Paulo: LTr, 2012.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 8. ed. São Paulo: LTr, 2009.

GERALDES, Pedro. A greve no Direito Coletivo do Trabalho. 2009. Disponível em: https://www3.usf.edu.br/galeria/getImage/252/6892354397418816.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

MAGALHÃES, Aline Carneiro; MIRANDA, Iúlian. A greve como Direito Fundamental: Características e perspectivas Trabalhista-Administrativas. Rev. Trib. Reg. Trab. 3ª Reg., Beo Horizonte, v. 56, n. 86, p. 53-76, jul.dez/. 2012. Disponível em: https://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_86/aline_carneiro_magalhaes_e_iulian_miranda.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

PEREIRA, Laura de Cassia. Greve: Direitos, Limites e Garantias. 2019. Trabalho de Conclusão (Curso de Direito) Universidade de Taubaté, Taubaté, 2019. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/3569/1/TG-Laura_Pereira.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.​

Autor

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br