Connect with us

Judiciário

As lições das decisões do TSE em casos de fake news nas eleições

Nova visão dos termos abuso e uso indevido é condizente com as ferramentas digitais que influenciam o debate político

O direito eleitoral possui características próprias, pode-se afirmar que é um ramo do direito em constante transformação, em intensidade muito superior às demais áreas jurídicas. Estamos acostumados a presenciar a cada ano ímpar discussões sobre reformas eleitorais a serem implementadas e testadas no pleito vindouro. Em 2021 não foi diferente. O Congresso Nacional se debruçou sobre diversos projetos de lei e propostas de emenda à Constituição (PEC), porém as mudanças para a eleição de 2022 não foram tão profundas como anunciavam os debates prévios.

Realmente, vivenciamos em 2020 uma eleição atípica, realizada em plena pandemia, com inegáveis restrições de comunicação e com atos de campanha limitados pela Covid-19. Algumas mudanças na lei podem ser destacadas para a eleição de 2022 que, provavelmente, ainda se adaptará às ameaças e restrições da Covid e suas variantes.

O legislador, diante da falência do sistema partidário hipertrofiado, inovou com a autorização da formação de federações partidárias, que consistem na reunião de dois ou mais partidos para atuação conjunta pelo período de quatro anos, com registro e estatutos próprios registrados no TSE. A federação partidária é uma alternativa posta ao fim das coligações proporcionais, visando a união de legendas para superar as adversidades da cláusula de barreira. Ressuscita a verticalização das alianças nacionais e exige a manutenção da junção das greis durante o exercício da legislatura. Uma novidade que ainda não tem exemplo na vida prática brasileira.

Importante destacar que, visando reduzir os custos de campanha, dentre outras alterações, o legislador optou por diminuir o período eleitoral para 45 dias[1], ao invés dos exaustivos e onerosos três meses, com a nova redação do artigo 36 da Lei das Eleições, a partir das eleições de 2016. Portanto, a situação atual aponta para um lapso temporal de aproximadamente um mês e meio entre a data final do pedido de registro e a data da eleição.

O encurtamento do processo eleitoral exige dos seus atores maior rapidez na tomada de decisões e intensidade no compartilhamento de suas propostas. Os meios tradicionais de divulgação das propostas como panfletos, mala direta, faixas e placas vêm sendo substituídos pelos meios digitais, impulsionados pela internet, redes sociais, aplicativos e ferramentas tecnológicas, que conquistam o mundo velozmente. Sem dúvida, a propaganda eleitoral no rádio e televisão ainda tem importância para a comunicação do candidato, mas nem todos têm acesso aos grandes veículos de comunicação.

A internet democratizou e universalizou a informação, mas, por outro lado, deu espaço à desinformação. O que antigamente poderia ser apenas uma fofoca de botequim hoje chega aos celulares de milhares de pessoas em instantes. A magnitude e o alcance dos novos instrumentos passaram a ser observados e vigiados.

Em um Estado Democrático de Direito, o primeiro pensamento é evitar a censura e deixar os debates tomarem as redes com as opiniões divergentes. No entanto, o tempo demonstrou que o controle e a fiscalização devem voltar os olhos para a internet. Não pode haver território sem lei no processo eleitoral. A lisura do pleito é princípio indissociável da democracia. A veracidade das informações divulgadas, a paridade de armas entre os concorrentes na disputa, a clareza das regras da eleição são balizas que devem limitar a ação dos partidos políticos e candidatos.

Em 2022, a aposta para protagonizar os debates nos Tribunais Eleitorais é a digitalização das campanhas e o impacto no equilíbrio da disputa e integridade da eleição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já fez o “spoiler” para o enredo de 2022, ao julgar dois casos similares com desfechos distintos, em que foram fixadas premissas e teses que serão observadas no futuro.

As ações de investigação judicial eleitoral propostas em face do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o recurso ordinário eleitoral envolvendo o deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR) são leading cases relativos ao exame da influência dos meios digitais no direito eleitoral, em especial para uma primeira fixação de parâmetros orientadores à configuração do abuso ou uso indevido das ferramentas tecnológicas[2].

Os tipos do abuso de poder econômico ou político e o uso indevido dos meios de comunicação estão presentes no ordenamento jurídico pátrio há décadas, fixados na Lei Complementar 64/1990, com conceitos delineados pela jurisprudência ao longo do tempo. A lei não exaure as hipóteses de abuso de poder ou de uso indevido dos meios de comunicação, cujas definições são abertas, dependendo da análise do caso concreto para se confirmar a ocorrência do ato ilícito capaz de influir na desigualdade do pleito ou na lisura das eleições.

Apesar da inexistência de rol exemplificativo dos casos que possam caracterizar o abuso de poder, a legislação exige que a proteção aos bens jurídicos da lisura, normalidade das eleições e igualdade da disputa venha sempre acompanhada da demonstração da gravidade dos fatos.[3] A gravidade é aferida, hipótese por hipótese, levando em consideração algumas circunstâncias como: a magnitude do ato praticado, seu alcance perante o eleitorado, a reprovabilidade da conduta, a eleição que está sendo disputada, dentre outras.

Nos dois precedentes acima destacados, com dois candidatos eleitos – um presidente da República e outro deputado estadual do Paraná –, houve fixação de premissas e teses coincidentes, com resultados distintos exatamente porque, no processo do presidente da República, não restou demonstrada a gravidade das circunstâncias que poderiam ensejar a procedência do pedido. Por outro lado, no caso do deputado estadual, restou configurada gravidade suficiente a interferir na lisura do pleito, ocasionando a cassação do mandato do parlamentar.

As lições extraídas das decisões do TSE para as próximas eleições são alvissareiras e apontam para uma nova visão dos termos abuso e uso indevido, plenamente condizente com a vida moderna, cercada de ferramentas e inovações tecnológicas, as quais possuem inequívoca influência no debate político-eleitoral.

O primeiro ponto consignado pelo TSE diz respeito ao enquadramento da internet, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais como “veículos ou meios de comunicação”, na forma do previsto no art. 22 da Lei Complementar 64/1990, na medida em que são ferramentas abertas ao eleitor, cada vez mais utilizadas com amplo e direcionado alcance, além de velocidade superior aos meios tradicionais de comunicação.

O combate à desinformação e disseminação de fatos sabidamente inverídicos é o esteio da fundamentação que levou à cassação do deputado estadual, que utilizou as redes sociais para divulgar vídeo de ataque ao sistema eletrônico de votação propalando inverdades e falsas informações com o nítido propósito de se autopromover, com evidente desvio de finalidade, buscando interferir na lisura e legitimidade do pleito. A reprovabilidade da conduta e o alcance da mensagem inverídica divulgada, no afã de se promover como “paladino da justiça”, autorizaram a aplicação da sanção máxima de cassação prevista no direito eleitoral.

Em relação ao alcance e magnitude das ações envolvendo os meios digitais, a Justiça Eleitoral se debruçará sobre novos termos e métricas, próprias do ambiente de internet. No caso do deputado estadual, o TSE já dimensionou a gravidade da conduta com base na quantidade de visualizações, compartilhamentos e audiência online da transmissão do parlamentar[4]. Indubitavelmente, em processos futuros relacionados aos meios digitais e ferramentas tecnológicas, os operadores do direito se envolverão com as métricas típicas do direito digital para aferir a gravidade e magnitude dos fatos, a fim de verificar se houve o abuso ou uso indevido dos meios digitais.

No mais, os disparos em massa de mensagens contendo inverdades ou ataques a candidatos também serão alvo de investigações eleitorais, merecendo reprimenda dura como já alertou, em boa hora, o futuro presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, por configurar abuso de poder econômico e/ou uso indevido dos meios de comunicação.

Além disso, a Justiça Eleitoral deverá estar atenta para eventuais aplicações tecnológicas que ainda irão surgir, uso de robôs ou perfis falsos, resgate ou recuperação das mensagens enviadas junto às plataformas digitais, participação dos influenciadores digitais em campanhas eleitorais, controle da monetização de determinados perfis, ferramentas, aplicativos ou afins. Enfim, são muitas novidades e possibilidades a serem enfrentadas pelo nosso sistema de justiça.

De fato, não há fórmula ideal ou receita única para combater o uso indevido dos meios digitais. Os primeiros passos vêm sendo adotados pela Justiça Eleitoral, desde a implantação pelo TSE do Programa de Combate à Desinformação, na gestão da ministra Rosa Weber, passando pelos termos de cooperação assinados com plataformas digitais, partidos políticos e organizações da sociedade civil e, principalmente, pela sinalização dos últimos julgados que indicam que o território da internet está submetido às regras do jogo democrático.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO7 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública7 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário7 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura7 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura7 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE7 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE7 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde7 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde8 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA8 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública8 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura8 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional8 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário8 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE8 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO8 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO8 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde8 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO8 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde8 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura8 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO8 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública8 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br