Connect with us

Educação & Cultura

Soberania alimentar: o que é e como esse debate é também ambiental?

A questão da fome é um assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil.

Em um contexto de pandemia, mudanças climáticas e promoção de queimadas de biomas diversos pelo homem para cultivo da agropecuária, esse problema se torna um desafio e é agravado com a escassez de produção e alta generalizada de preços dos alimentos. Segundo o relatório da ONU “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutricional no Mundo“, espera-se o crescimento expressivo de até 132 milhões de pessoas em situação de fome até o final de 2020. Assim, o debate sobre Soberania Alimentar e o combate à fome faz-se relevante e imprescindível.

Mas o que é Soberania Alimentar?

O termo Soberania Alimentar foi definido em 2001, durante o Fórum Mundial sobre Soberania Alimentar realizado em Cuba, por meio do movimento Via Campesina. Esse conceito é postulado como o direito de todos ao acesso a alimentos saudáveis, de forma regular e sustentável, pautado pela identidade cultural alimentar de seu próprio povo e região. Sua visão valoriza a produção e o mercado locais, a autossuficiência, a sustentabilidade e a autonomia das comunidades.

Esses preceitos, contudo, são aplicados desde 1996, quando ocorreu, em Roma, a Cúpula Mundial de Alimentação. Naquela época, estava em voga a implementação de diversas políticas neoliberais que, juntamente com o fenômeno da globalização e da expansão de corporações multinacionais das indústrias alimentícia e do agronegócio, levaram a um crescimento da produção agrícola altamente mecanizada e monocultora, bem como da padronização do consumo de alimentos.

As sociedades passaram assim a consumir cada vez mais alimentos ultra processados. Esses produtos muitas vezes não se originam da região onde são produzidos e passam por diversos processos químicos, sendo, em sua maioria, nutricionalmente pobres.

Essa conjuntura também afetou camponeses, agricultores familiares, indígenas e demais povos tradicionais, os quais tiveram sua economia e sua cultura enfraquecidas. Esse contexto, então, levou grupos e organizações ligados a esses segmentos da sociedade a lutar pelo direito à alimentação e pelo desenvolvimento da economia rural. Tornou-se, a partir disso, importante a defesa da soberania alimentar e o debate sobre questões relacionadas ao tema.

Meio ambiente e soberania alimentar

Em meio a essas circunstâncias, o modelo de produção agrícola adotado desde então pelas grandes indústrias tem provocado diversos efeitos de degradação do meio ambiente. Dentre eles, podemos citar os seguintes pontos:

  • A biodiversidade está cada vez mais ameaçada

A prática desmedida da agropecuária, bem como o cultivo e o incentivo ao consumo dos mesmos tipos de produtos em diversas partes do mundo estão levando à redução das variedades de espécies. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 66% da produção agrícola mundial é suprida pelo cultivo de apenas nove espécies de plantas. Soma-se a isso o fato de que espécies não nativas estão sendo cultivadas em locais em que não possuem predadores ou outros agentes para manter o equilíbrio natural do meio ambiente.

A produção exaustiva provocada por esse modelo, juntamente com as mudanças climáticas e o crescimento da industrialização e da urbanização, acabam levando ao esgotamento dos solos e prejudicam a vida de outras espécies nativas e silvestres por conta da destruição de seu habitat. Além disso, afetam o sistema alimentar de muitas comunidades ao redor do mundo, tornando as bases alimentares bastante similares entre si e trazendo vulnerabilidade a crises e a insegurança alimentar.

  • Esgotamento dos fatores de produção

A utilização cada vez maior de agrotóxicos na produção agrícola, sem responsabilidade ecológica, tem provocado contaminação do solo, de lençóis freáticos e dos próprios alimentos. Até mesmo a polinização é prejudicada, uma vez que muitos insetos são os agentes desse processo e acabam não sobrevivendo à poluição.

Ademais, a produção em grande escala tem exaurido os nutrientes do solo, causando erosão e salinização. Como consequência, todo esse processo tem demandado cada vez mais terras para produção agropecuária, levando ao crescimento do desmatamento de florestas e outros biomas.

  • Povos tradicionais são duramente afetados

Comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e agricultores familiares, cuja produção agrícola se dá de maneira ecológica e sustentável, não conseguem se manter nesse contexto econômico e cultural dominado pelas grandes agroindústrias. O conhecimento tradicional adquirido ao longo de gerações sobre o equilíbrio do ecossistema, as propriedades medicinais e nutricionais de plantas silvestres e os costumes alimentares foram enfraquecidos dentro desse contexto.

Alternativas para a manutenção da soberania alimentar

Os fatores acima expostos demonstram como a produção agrícola, o meio ambiente e a soberania alimentar estão interconectados. A partir daí, podemos encontrar alternativas para garantir o direito à alimentação a todos.

  • Criação de leis:

Primeiramente é necessário que exista todo um aparato institucional e normativo para que determinadas práticas sejam incentivadas e consigam ser realizadas. Assim, o governo pode atuar estabelecendo leis e políticas que protejam e fortaleçam a produção de alimentos local e sustentável. No Brasil, por exemplo, foi criado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (Lei nº 11.346/2006) visando direcionar ações para garantir o direito à alimentação.

  • Redes de colaboração:

O estabelecimento de uma governança que permita a articulação entre os atores pode criar um ambiente favorável à criação de redes de colaboração entre produtores, técnicos e governantes locais, garantindo assim a participação ativa da população nas decisões. Essas redes poderiam formar espaços para produção, venda ou doação de alimentos, realizar estudos e pesquisas para implementação de políticas públicas, e promover a capacitação para o manejo sustentável do solo, das matas e dos rios, incentivando a produção de produtos orgânicos e regionais.

São exemplos de redes desse segmento o Mesa Brasil Sesc, a RedeLASSAN, a NutriSSAN e o Mapa de Feiras Orgânicas.

Essa visão fundamenta práticas baseadas na preservação ambiental, na economia sustentável, na biodiversidade e nos fatores socioculturais tradicionais das comunidades.

  • Incentivo à agricultura familiar:

Ações voltadas para o incentivo à agricultura familiar e para as produções indígenas e quilombolas também podem ganhar mais espaço. Esse tipo de política pública pode promover o desenvolvimento rural, com a garantia de mercado, de produção e preços mais acessíveis e circulação da economia. Assim, esses povos garantiriam sua autonomia alimentar e ainda contribuiriam com o abastecimento regional de alimentos.

  • Outras ações:

estabelecimento de feiras e mercados locais, de restaurantes populares e de cozinhas comunitárias também são modos de garantir a soberania alimentar. Os governos também podem criar iniciativas e normas para que as indústrias adaptem sua produção a modelos sustentáveis e para que se incentive o desenvolvimento de novos mercados nessa área.

Exemplos mais amplos disso consistem na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), a qual estabeleceu diretrizes para as empresas no que se refere a seus impactos ambientais, e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Já no que tange aos consumidores, estes podem ser incentivados ao consumo de produtos mais ecológicos. Isso pode se dar tanto por meio de política de preços mais acessíveis, bem como por meio da conscientização da importância da sustentabilidade, como, por exemplo, através do fornecimento de informações sobre a cadeia produtiva do alimento consumido.

No Brasil, podemos encontrar exemplos práticos de políticas públicas que visam assegurar a alimentação, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltadas principalmente para agricultores familiares, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual realiza compras públicas para a alimentação escolar. Já o Guia Alimentar para a População Brasileira consiste em um exemplo de meio para a transmissão de informações sobre nutrição, fornecendo diretrizes para uma alimentação balanceada e saudável para os brasileiros.

Dado que a alimentação é um direito social fundamental estabelecido no art. 6º da Constituição Federal do Brasil, o Estado tem o papel de criar esforços para proteger e valorizar a produção nacional e local de alimentos. É importante que sua população não fique dependente da produção externa e que consiga manter seu próprio abastecimento. A soberania alimentar poderá ser garantida quando houver também esse cuidado com um estilo de vida sustentável para o meio ambiente.

REFERÊNCIAS

Alfio Brandemburg; Islandia Bezerra; Rubia Carla Formighieri Giordani: Soberania alimentar, desenvolvimento territorial e sustentabilidade: olhares e contextos

CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). Cómo evitar que la crisis del COVID-19 se transforme en una crisis alimentaria: acciones urgentes contra el hambre en América Latina y el Caribe

E-CYCLE. Desaparecimento da biodiversidade ameaça produção de alimentos

FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Segurança alimentar e nutricional na América Latina e no Caribe. 

FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). The state of food security and nutrition in the world

FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). The state of the world’s biodiversity for food and agriculture

Gabriela Coelho-De-Souza; Viviane Camejo; Tatiana Mota Miranda; Fabiana Thome Da et al: AS REDES DE COOPERAÇÃO PARA A SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL E DIETAS SUSTENTÁVEIS SOCIOBIODIVERSAS. In: ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Claudia Janet Cataño Hoyos; Adriana D’Agostini: Segurança alimentar e soberania alimentar: convergências e divergências

Cristóbal Kay: A Questão Agrária e a Transformação Rural Neoliberal na América Latina.

Bruno Polito: Meio ambiente e soberania alimentar: limites e possiblidades diante do modo de produção capitalista. 

Thais Bordenowsky da Silva; Antônio Marcio Haliski: Soberania e segurança alimentar: percepções históricas, concepções de ciência, tecnologia e sociedade e entendimentos agroecológicos

Alessandra Silva de Souza: Um debate acerca da soberania alimentar e da agroecologia: um desafio de percepção e de prática; ou, de que lado é o meu quintal?

João Pedro Stedile; Horacio Martins de Carvalho: Soberania Alimentar: Uma Necessidade dos Povos

Vivian Lie Kato de Lima – Mestra em Políticas Públicas e Internacionalista.

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura7 minutos ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura11 minutos ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Educação & Cultura12 minutos ago

Educador antirracista, qual é o seu compromisso?

Educação & Cultura14 minutos ago

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Educação & Cultura16 minutos ago

Brincadeiras tradicionais podem ajudar a desenvolver aprendizagens matemáticas

Educação & Cultura17 minutos ago

Como estimular a participação das famílias na alfabetização

Educação & Cultura19 minutos ago

Abril Indígena: já pensou em dar o primeiro passo e mudar sua prática?

ENTRETENIMENTO23 minutos ago

Espetáculos de humor e música agitam programação de maio do Teatro Pedra do Reino

CIDADE32 minutos ago

Vereadora destaca as conquistas de Campina Grande no “Aqui Tem SUS”

CIDADE34 minutos ago

Secretários municipais destacam ações empreendidas para revitalizar o Centro durante Feira de Negócios

ESTADO36 minutos ago

Gestores estaduais apresentam iniciativas do Governo para revitalização do Centro Histórico

Politíca39 minutos ago

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento da Av. Brasília, Av. Canal e Av. Manoel Tavares, em Campina Grande, obras orçadas em R$ 12 milhões

Politíca41 minutos ago

Tovar propõe debate sobre a inclusão de autistas no mercado de trabalho; 85% dos profissionais estão desempregados

Politíca42 minutos ago

Mulheres recebem até 25,2% a menos que homens; Camila defende legislação mais rígida para igualdade 

Politíca44 minutos ago

A cada seis dias um paraibano é resgatado de trabalho escravo; Lei de Jutay cassa Inscrição de empresa envolvida com prática

Saúde46 minutos ago

O que é zumbido no ouvido?

Saúde47 minutos ago

Guardar produtos químicos em casa aumenta risco de ELA

Saúde48 minutos ago

Câncer de tireoide tem forte sobrediagnóstico em regiões mais ricas

Saúde49 minutos ago

Cientistas do Brasil e da Índia criam tratamento contra tumores sólidos

ECONOMIA54 minutos ago

Primeiro Lote residual do Imposto de Renda 2024 se aproxima, não perca a data!

ECONOMIA58 minutos ago

Caixa libera pagamento de R$ 9.200 para brasileiros em condições específicas! Um refúgio financeiro!

ECONOMIA1 hora ago

Nascidos no mês 09 e 10; recebem hoje (2) a segunda parcela do Programa pé de meia!

ECONOMIA1 hora ago

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados: Entenda como funciona!

Internacional1 hora ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 hora ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 hora ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Internacional1 hora ago

O que espera a UE, 20 anos após “big bang” para o leste

Internacional1 hora ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 hora ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 hora ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 hora ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde3 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde3 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde3 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional3 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA3 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional7 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde7 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde7 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde7 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br