Connect with us

Educação & Cultura

Quantas ditaduras ainda existem no mundo?

Alexandro Lukashenko, o “último ditador da Europa”.

Atualmente, segundo o relatório da Freedom House, o mundo conta com 49 ditaduras, sendo: 18 na África Subsaariana, 12 no Oriente Médio e Norte da África, 8  na Ásia-Pacífico, 7 na Eurásia, 3 nas Américas, e apenas 1 na Europa. Como pode ser visto no gráfico abaixo:

Para chegar nessa conclusão, a Freedom House utiliza uma combinação de dados fornecidas por governos, ONGs, pesquisas, contato com locais etc, que ainda passam por uma análise feita por um conjunto de consultores e especialistas, com o intuito de ratificar os dados e, posteriormente, definir a situação do país analisado. Os principais tópicos observados são os referentes aos direitos políticos – como o processo eleitoral e o pluralismo político, por exemplo – e as liberdades civis – referentes a liberdades de expressão e crença, por exemplo. 

De forma geral, os países são considerados livres quando apresentam democracias consolidadas e liberdades civis asseguradas, como ocorre em países como a Suécia, Japão e Uruguai.

Na categoria dos parcialmente livres é considerado Estados que apresentam problemas de intervenção nas tomadas de decisões dos indivíduos, mas que ainda são garantidos processos básicos políticos, sendo que dessas pátrias podemos citar a Ucrânia, Bolívia e Nigéria.

Por fim, os países considerados como ditaduras, ou não livres, são aqueles que apresentam eleições em processos não democráticos, ou nem existem eleições, assim como países em que atuam no controle das liberdades civis de seus cidadãos. Alguns exemplos de países assim são o Iraque, Vietnã e Venezuela.

Cabe ressaltar que dentro das categorias existem diferenças entre os países. Por exemplo, a Suécia tem pontuação de 100, enquanto o Brasil conta com 75 pontos e os dois estão classificados como livres. 

Entretanto, antes de entrar em mais detalhes sobre as ditaduras existentes e as suas características, vamos apresentar o conceito e os principais tipos de ditaduras.

O que é uma ditadura?

Ditadura é uma forma de governo em que uma pessoa ou um pequeno grupo possui poder absoluto sem limitações constitucionais efetivas. O termo ditadura deriva do título latino de ditador, que na República Romana designava um magistrado temporário a quem eram conferidos poderes extraordinários para lidar com as crises do Estado.

Algumas características gerais de ditaduras são: 

  1. Violência e controle intenso do Estado para com os cidadãos;
  2. Censura e fim das liberdades civis;
  3. Supressão e controle dos outros poderes, legislativo e judiciário;
  4. Restrição na atuação da imprensa;
  5. Não permissão de eleições democráticas.

Basicamente, existem dois tipos de ditaduras comuns hoje: as militares e as socialistas.

As ditaduras militares ocorrem quando as forças militares tomam o poder, normalmente com o uso de seu próprio arsenal bélico. O motivo para haver tantas ditaduras militares na história é justamente a força que tal segmento do Estado possui. 

Na época moderna, o primeiro ditador militar foi Napoleão Bonaparte quando se proclamou Primeiro-Cônsul da França. Após Napoleão, vieram vários ditadores, inclusive no Brasil. De 1964 até 1985, perdurou a conhecida ditadura militar brasileira. Esse período ficou caracterizado por ser um regime violento, controlador e antidemocrático. Diversos casos de violações de direitos humanos nesse período foram investigados posteriormente pela Comissão da Verdade, com o objetivo de esclarecer os fatos que acontecerem nesse momento da história brasileira.

O segundo tipo de ditadura pode ser definido como as que se autodenominam socialistas. Essas ditaduras estão mais alinhadas com os discursos de esquerda, enquanto as ditas militares são mais caracterizadas com o pensamento de direita. Cabe ressaltar que a maioria dessas ditaduras socialistas foram controladas por pessoas associados aos militares, como aconteceu com a União Soviética de Josef Stalin (1922 a 1953) e Cuba de Fidel Castro (1959 a 2011).

Assim como é comum em uma ditadura, esses regimes usaram de violência e controle estatal para que se mantivessem no poder. Todavia, a diferença entre uma ditatura militar e uma socialista é que no segundo caso os ditadores seguem os conceitos criados pela teoria marxista. Logo, dentro das características comuns nesses lugares estão a estatização da economia, divisão de terras e partido único.

Como está o avanço democrático pelo mundo?

O século XXI começou muito mais democrático do que o século XX, o qual ficou caracterizado pelo fracasso de regimes autoritários, como o Nazismo e o Comunismo. Assim, pode-se considerar que o final do século XX apresentou um boom democrático – especialmente após o fim da guerra fria em 1980 – no qual os países foram de 32,2% vivendo em ditaduras, no ano de 1978, para o seu ápice democrático, em 2009, em que somente 24,2% dos países viviam nestas condições.

Entretanto, regimes democráticos passaram a minguar após a crise de 2008 e a ascensão de potências mundiais em regimes ditatoriais, como a Rússia e a China. Em 2019, quando era projetado um menor nível de ditadores em nosso mundo, viu-se um aumento para 25,1% de países que não são livres, segundo a Freedom House. 

O infográfico abaixo mostra como os países vêm apresentando mais perdas democráticas nos últimos 14 anos do que ganhos, com base nas pontuações feitas pela Freedom House sobre as liberdades existentes em cada país.

Regiões do mundo e ditaduras

África Subsaariana 

A região do mundo que mais sofre com ditadores, mas que vem melhorando com o passar dos anos, é a África Subsaariana – correspondente à parte situada ao sul do deserto do Saara, que pega países como Angola, Camarões, Nigéria e África do Sul. Nela residem ditadores bastante longevos que se utilizam da violência para se manter no poder.

A disseminação de ditadores nessa região está bastante ligada com os reflexos negativos gerados pelo neocolonialismo. processo de colonização que ocorreu ao longo do século XX impulsionou o empobrecimento de muitos países africanos. Para além disso, por conta da divisão de terras feita de modo arbitrário pelos europeus, diversas tensões entre os povos africanos surgiram, as quais eram em grande parte incentivadas pelos europeus.

A falta de acesso aos insumos mais básicos pela população, a qual acabam ficando a mercê de autoridades que controlam a máquina estatal, aliado a uma baixa cobertura da mídia global sobre os conflitos africanos, também ajudam os consecutivos abusos de direitos humanos praticados por esses tiranos.

Gráfico ditaduras

Camarões

Paul Biya, ditador camaronês, está sob o comando do país por mais de 45 anos. Ele tem permanecido no poder por meio da manipulação de eleições, usando recursos públicos para o clientelismo político, além de limitar a atuação da oposição.

Como de costume em uma ditadura, ele se utiliza da violência para dispersar os protestos contra o governo, particularmente nas regiões em que se fala o inglês. O seu governo é acusado por diversas violações dos direitos humanos, que vão desde a detenções arbitrárias de jornalistas e opositores até a execução de civis por seus soldados. Inclusive, ele vem sofrendo consecutivas pressões das Nações Unidas para o esclarecimento das mortes que vem acontecendo em seu país.

Para piorar a situação dos camaroneses, eles ainda precisam lidar com o grupo fundamentalista Boko Haram, que ataca continuamente civis no norte do país. Esse grupo surgiu na Nigéria com o intuito de combater os avanços da influência ocidental, assim como para buscar a implantação da lei islâmica, a Sharia. Para isso, eles se usam de atentados e de sequestros de pessoas, como forma de ganhar território. Por exemplo, em 2014,  o grupo sequestrou 276 mulheres para vendê-las como escravas sexuais.

Oriente Médio e Norte da África

Essa região é a que vem passando por mais transformações ultimamente, desde o impacto gerado pelas manifestações da conhecida Primavera Árabe, a qual produziu a queda de alguns ditadores.

Algo muito peculiar dessa região é o fato de que muito das ditaduras estão conectadas com discursos religiosos, o que dificulta ainda mais para a oposição criticar o governo. A religião também acaba sendo usada como forma de suprimir as liberdades civis, especialmente das minorias. Para se ter uma ideia, em grande parte do Oriente Médio, os homossexuais ainda são punidos com apedrejamento, chibatadas ou até a pena de morte.

Gráfico ditaduras

Arábia Saudita

O rei Abdullah bin Abdul-Aziz chegou ao trono em 2005, mas a sua família já está no poder desde 1932, o que a tornou uma das famílias mais ricas do mundo, devido as vastas reservas de petróleos existentes no país. Ao mesmo tempo, contudo, esse país se caracteriza por ter uma pobreza generalizada, apresentando um Coeficiente de Gini de 45.9.

Com o avanço dos protestos da Primavera Árabe, o estado saudita atuou de forma muito dura contra manifestantes, prendendo e assassinando centenas deles. Porém, com medo de um levante popular, o rei Abdullah anunciou em 23 de Fevereiro de 2011, uma série de medidas para acalmar os ânimos no seu país, incluindo aumentos de salários, criação de empregos e programas de moradia.

O rei Abdullah bin Abdul-Aziz morreu em 2015, deixando o seu cargo nas mãos de um de seus 7 filhos, Salman bin Abdul Aziz al-Saud. Ele é amplamente conhecido por ser conservador e sustentar visões tradicionais com relação a reformas políticas e mudanças sociais, e uma das suas principais iniciativas até então foi a intervenção saudita na Guerra Civil do Iêmen.

Guga Chacra, mestre em relações internacionais pela Columbia University e jornalista da GloboNews, expõe suas críticas ao regime saudita comandado por Salman Bin

“Mata crianças em bombardeios no Yemen, apoia jihadistas na Síria, impõe apartheid contra mulheres e homosexuais, proíbe igrejas e sinagogas, mantém a mãe em cativeiro e adora entorpecentes”.

Outro ponto que vale a pena mencionar sobre a Arábia Saudita é que eles ainda conservam métodos de punições bastantes medievais em seu sistema judiciário, como apedrejamentos e decapitações, por exemplo. Inclusive, a alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, já fez críticas aos sauditas por causa da decapitação de 37 homens em 2019 , que eram em sua maioria xiitas ou envolvidos em protestos contra o governo. 

Ásia-Pacífico

A Ásia vem passando por instabilidades em suas democracias e liberdades civis. Nos últimos anos algumas situações mostram isso, como por exemplo, as perseguições e expulsões em massa de membros da minoria Rohingya – muçulmanos de origem bengali – em Mianmar, e as consecutivas investidas chinesas para que sejam aprovadas leis para garantir um maior controle da China em Hong Kong.

O surgimento de novas lideranças extremas, como Rodrigo Duterte, presidente filipino – muito conhecido por sua política de guerra as drogas, na qual já deixou mais de 27 mil mortos nos últimos 3 anos nas Filipinas – e o sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah – que havia tentado adicionar, no Código Penal do país, a pena de morte para homossexuais e para pessoas que praticassem sexo fora do casamento –  deixam essa região com tendências contrárias as práticas da liberdade.

Pelo lado positivo, a Ásia ainda conta com a maioria dos países sendo livres ou parcialmente livres. 

Gráfico ditaduras

China

A “República Popular da China”  tem um dos governos mais autoritários do mundo. É conhecido que o país promove forte censura na internet, conta com um sofisticado programa de vigilância por câmeras pela suas cidades, tem um processo eleitoral dominado pelo Partido Comunista Chinês (PCC), assim como tem toda a estrutura dos três poderes na mão de uma elite política. Além disso, há relatos de que o país limita as liberdades civis, como acesso a informação, liberdade religiosa, direitos humanos etc.

O monopólio do poder é garantido em Constituição ao PCC, cujo tem a função de determinar todas as diretrizes e metas que eles desejam para o país. Como o controle estatal é amplo, diversos casos de censuras generalizadas são denunciados. Inclusive, é importante ressaltar que diversos sites  e aplicativos – como Google, Facebook e Instagram, por exemplo – são bloqueados em territórios chineses

Entretanto, a censura é só uma parte do problema. O país é severamente criticado pelas frequentes violações aos direitos humanos, praticando prisões sem julgamento de ativistas políticos, confissões forçadas, tortura e maus-tratos, entre outras.

Eurásia

A Eurásia ainda pode ser muito explicada pelo legado ditatorial deixado pela União Soviética. Até hoje, a Rússia tenta intervir nos países da região, sempre apoiando ditadores que estejam alinhados com seus interesses de domínio regional. Por isso, como mostra o gráfico abaixo, não existe nenhum país livre nessa região, segundo a Freedom House. 

Há partidos pós-comunismo em todos os países do antigo Pacto de Varsóvia, que advogam uma plataforma de esquerda moderada e europeia. Esses partidos têm tido espaço na Polônia, Hungria, Romênia, Eslováquia e Bulgária, mas não há possibilidade de voltar ao sistema político socialista de outrora. Inclusive, um dos líderes mais proeminentes dessa geração não é de esquerda, e sim de extrema direita, que seria Viktor Orbán, o primeiro ministro da Hungria.

Gráfico ditaduras

Rússia

Vladimir Putin é hoje a principal figura da política russa. Ex-membro da KGB, passou anos vivendo na Rússia soviética e, após o colapso em 1991, entrou com posição de destaque no poder executivo do país. Desde 2000, Putin não deixou de assumir cargos governamentais na federação russa, como presidente ou primeiro-ministro. Uma das marcas do governo Putin foi a concretização de um projeto que, ao mesmo tempo, apoiava o capitalismo empresarial e combatia as oligarquias russas que dominavam a produção nacional. 

Na política externa, houve ainda uma aproximação de ditaduras antiamericanas do Terceiro Mundo, como o caso do governo Assad na Síria e Maduro na Venezuela. Além disso, existe a situação com a Chechênia, que passou por um processo de dominação completa pelos russos em 1859, e desde então, ainda não conseguiu reivindicar a sua independência.

O governo Putin está sendo marcado pelo aumento da corrupção, violência, supressão de liberdades civis e por escândalos de alto nível, como o assassinato não esclarecido dos opositores Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko.

Américas

No século XX, vários países da América Latina sofreram ditaduras militares devido as fragilidades de suas instituições democráticas. Aliado a isso, a disputa pela hegemonia mundial durante os anos de Guerra Fria também impulsionaram esses ocorridos.

Países como o Brasil (1964-1985), Chile (1973-1990) e Argentina (1966-1973) passaram por experiências ditatoriais durante esse período, mas lutaram pela sua redemocratização. 

Atualmente, existem 3 ditaduras atuantes nas américas, sendo elas: Venezuela, guiada por Nicolas Maduro, sucessor de Hugo Chávez; Cuba, liderada por Miguel Díaz-Canel, sucessor de Fidel Castro; Nicarágua com Daniel Ortega como comandante. Cabe ressaltar que esses países são aliados, pois todos compartilham dos mesmo ideais socialistas.

Gráfico ditaduras

Cuba

A ditadura em Cuba começou antes de Fidel Castro. Em 1952, após um golpe militar, Fulgêncio Batista instaurou um regime de exceção na ilha caribenha. O seu governo se caracterizou por ser corrupto e violento. Como resposta a esse governo, em 1959, liderados por Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara, a ilha passou pela conhecida Revolução Cubana, que colocava fim no regime autoritário até então vigente.

Entretanto, o que se viu após essa revolução não foi o esperado. Fidel Castro instaurou uma ditadura autoritária. Segundo os dados da ONG Cuba Archive, chegou-se a conclusão que a ditadura cubana é a mais letal das américas. O número de mortos ou desaparecidos durante esse regime são de 65 por 100 mil habitantes, enquanto que o segundo lugar, que é da ditadura na Argentina, fica com 30,9. Ao se olhar para os mortos ou desaparecidos por ano do regime autoritário, a ilha aparece em 3° lugar com 143,6 pessoas, perdendo apenas para os regimes argentinos (1280,1) e chileno (180,2).

Mesmo com a morte de Fidel Castro em 2011, Cuba continuou em sua trajetória avessa aos direitos democráticos, pois Miguel Díaz-Canel assumiu o poder com o objetivo de manter a ilha em um regime autoritário.

Europa

Essa região conta com quase todos os países sendo livres ou parcialmente livres com apenas 1 país caracterizado por um regime mais autoritário.

Entretanto, essa referência democrática vem sendo colocado sob pressão nos últimos anos, especialmente pelos partidos que são taxados como ultranacionalistas. O avanço dos discursos de extrema direita na Europa trazem consigo demandas como uma maior fiscalização para com a imigração, protecionismos econômicos e fortalecimento da identidade nacional. Vale ressaltar que em 2019 somente 3 parlamentos europeus não contavam com representantes da extrema direita.

Gráfico ditaduras

Bielorússia

Alexandro Lukashenko, conhecido como “o último ditador da europa“, governa a Bielorússia desde 1994 – quando foi eleito presidente do país. Com apenas 1 mês de mandato, ele passou a controlar a televisão do país, e em 1996, resolveu dissolver o parlamento, atribuindo o poder de legislar a ele mesmo. 

Durante os últimos anos, a oposição vem sendo reprimida e fraudada nas eleições. Na eleição de 2020, Lukashenko disse que foi reeleito com 80% dos votos, mas a população se revoltou com esse resultado, e foi-se iniciado consecutivas manifestações contra ele, que vem sendo reprimidas com violência pela polícia da ex-república soviética.

Uma fala de Lukashenko sobre a pandemia do Covid-19 acabou reverberando pelo mundo, pois ele considera a covid-19 uma “psicose” em massa, e recomendou vodca e sauna para repelir o vírus, além disso, ele não adotou medidas de restrição.

REFERÊNCIAS

Freedom House

Freedom House: relatório

DW: Camarões

Exame: 8 ditaduras que resistem no mundo

CGTN: Camarões

Al Jazeera: protestos Arábia Saudita 

CNN Brasil: censura na China 

Correio do povo: ongs investigam questões de direitos humanos na China

R7 notícias: 3 parlamentos da Europa não tem representantes da extrema direita 

Igor Zimermann – Estudante de Engenharia Elétrica na UNESP. Já foi presidente da Liga de Mercado Financeiro FEB e embaixador da Fundação Estudar. Amante dos assuntos econômicos e políticos, e sonha que um dia a educação esteja ao alcance de todos!

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE18 horas ago

Viva o Centro: Iniciativa oferece microcrédito para comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

Educação & Cultura18 horas ago

“À medida que” X “Na medida em que”: Você sabe como e onde usar corretamente?

Educação & Cultura18 horas ago

“Esse” ou “Este”: aprenda a usar corretamente!

Educação & Cultura18 horas ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais escrevem errado?

Educação & Cultura18 horas ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais falam errado?

Politíca18 horas ago

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

Internacional19 horas ago

‘Secretas’. Portugal condenado por violação de direitos de jornalista

Segurança Pública19 horas ago

CGU e Polícia Federal apuram irregularidades na Prefeitura de Aroeiras–PB

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Concurso da Polícia Científica tem 213 vagas e salários de até R$ 10,6 mil

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Inscrições Abertas para o Concurso da Câmara de Vereadores de Taperoá, Paraíba

Esporte22 horas ago

Gabigol é liberado para jogar pelo Flamengo após defesa obter efeito suspensivo em caso antidoping

ECONOMIA22 horas ago

“Desafio Crescente: Rombo na Previdência Exige Atenção para uma Nova Reforma”

Judiciário2 dias ago

Aplicação de medidas coercitivas atípicas

Judiciário2 dias ago

Chapa União e Luta vence eleição da Associação Paraibana dos Defensores Públicos

Politíca2 dias ago

Após um ano e meio de mandato Romero destina emenda para Campina, valor é inferior ao que destinou para Lagoa Seca e Massaranduba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024

ECONOMIA2 dias ago

Cartão Caixa Tem: Seu Novo Crédito de Até R$ 2.000,00!

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2024: Veja como retificar a sua declaração e evitar futuros problemas

Saúde2 dias ago

Creme alimentar com ingredientes da dieta mediterrânea dispensa conservantes

Saúde2 dias ago

Suco de repolho roxo trata doenças inflamatórias intestinais

Saúde2 dias ago

Antibióticos revelam uma nova maneira de combater o câncer

Saúde2 dias ago

Yacon é fonte de nutrientes para prebióticos e alimentos funcionais

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Monitoramento agrícola aponta que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Brasil deve atingir recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Como os preços da soja devem se comportar nesta semana?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Oferta de mandioca aumenta com retomada da colheita

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional5 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde5 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde5 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO5 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde5 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional2 semanas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura2 semanas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br