Connect with us

Educação & Cultura

Como entrei na universidade pública, mesmo tendo morado na rua

Órfão de pai e em meio à saúde mental instável da mãe, Vitório da Silva Ferreira saiu de casa aos 16 anos. Ele narra os desafios de viver em situação de rua enquanto estudava para uma vaga na faculdade de Direito

Pobre, filho de pedreiro e empregada doméstica, família humilde: uma história que poderia representar a realidade de grande parcela da população brasileira, se não fosse o fato de ter vivido em situação de rua e de ter sido aprovado no curso de Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Esse sou eu, um jovem que acreditou e ainda acredita na educação como sua porta de ascensão social.

Desde minha infância, sempre estive inserido em um contexto de vulnerabilidade econômica e social. Aos 6 anos de idade, o falecimento do meu pai abalou tanto a mim quanto a minha mãe. Meu pai me deixou como grande legado o poder que a educação pode exercer na vida das pessoas. Por mais que ele não tenha conseguido concluir o ensino fundamental, a difícil realidade que ele me contava em suas histórias de infância em um município localizado no interior do Rio Grande do Norte me fazia, e ainda faz, acreditar na educação.

Minha mãe, por mais que não tenha conseguido ingressar no ensino superior, sempre me incentivava a estudar. Ela me forneceu grandes ensinamentos, que guardo comigo até hoje, como uma de suas mais repetidas frases: “Estude, porque o conhecimento é a única coisa que ninguém vai conseguir tirar de você”.

Há algum tempo, eu era apenas um estudante do ensino médio na Escola Estadual Berilo Wanderley que, assim como todos os outros alunos desse contexto, enfrentava dificuldades econômicas. Sem internet em casa, eu utilizava o wi-fi da sala de informática da minha escola para estudar de forma mais aprofundada as matérias que me eram lecionadas dentro da sala de aula. Graças à ajuda disponibilizada pela diretora, eu tinha acesso também às refeições dos demais turnos: matutino e noturno. Então, dessa forma, consegui permanecer na escola durante o dia inteiro.

A decisão de ir embora

Entretanto, com a pandemia, a situação se intensificou ainda mais. Em razão do fechamento de todos os estabelecimentos pela situação sanitária, já não me era mais permitido o acesso à internet. Além disso, o fato de minha mãe possuir distúrbios psiquiátricos agravava a situação dentro de casa. Durante esse período, eu estudava por meio de livros didáticos que possuía, lia os conteúdos e fazia as questões das apostilas. Após algumas semanas, as condições dentro de casa se agravaram ainda mais em virtude do estado de minha mãe. Foi nesse contexto que não consegui suportar a situação e decidi ir embora.

Muitas coisas se passaram na minha mente enquanto tomava aquela decisão, mas o sentimento de que eu deveria encarar a educação como uma forma de sair daquela situação que eu vivenciava diariamente era a única certeza que eu tinha até então. Nesse cenário, vi a UFRN como possibilidade de manter os estudos para os vestibulares. A faculdade possuía wi-fi amplo e banheiros no campus, então pensei nela como um abrigo em que eu poderia acessar as aulas por meio da internet.

Já na rua, a missão que ainda restava era de encontrar algum lugar próximo ao campus em que eu pudesse dormir, já que os seguranças da UFRN não podiam permitir que eu passasse as noites lá. Encontrei o estacionamento de uma farmácia. Depois de alguns dias, consegui uma cesta básica da escola, o que me possibilitou comer com alguma regularidade.

Durante o dia, eu ficava na UFRN e utilizava o wi-fi para assistir às aulas gratuitas e baixar materiais didáticos, com a intenção de ter acesso nos momentos em que eu não estivesse na UFRN. Sempre fazia anotações das aulas a que eu assistia para que, durante a noite, quando o acesso à UFRN já não me era possibilitado, eu pudesse revisar o que havia estudado.

Estudo, única forma de ter uma vida melhor

Após dois meses nessa situação, busquei conversar com um dos meus amigos para que pudesse ficar um tempo em sua casa, ele gentilmente me acolheu. Comida e abrigo deixaram de ser uma das minhas preocupações eminentes. Com isso, eu já podia estudar com mais tranquilidade. Mesmo em uma situação mais confortável, até chegar o Enem foi difícil manter regularidade nos estudos. Meus pensamentos em relação a como estaria minha mãe me preocupavam bastante.

Diante de tudo isso que me aconteceu, minha trajetória com projetos sociais e diante de tantas dificuldades que me foram impostas, o Direito surgiu para mim como uma escolha natural em busca de tentar construir uma sociedade melhor.

Durante todo esse período, na grande maioria do tempo eu estava pensando nos estudos. Eu tinha ciência de que a única coisa que poderia mudar a minha realidade seria isso. Algumas poucas vezes pensei na minha mãe, mas chegou um momento em que tive a percepção que aquela questão já não estava mais ao meu alcance. Recentemente, com a ajuda do poder público, tive a possibilidade de fazer contato com ela. Cheguei a falar sobre o fato de ter sido aprovado no curso de Direito, mas, em razão da situação e do fato de ela não aceitar acompanhamento psiquiátrico, acredito que ela não tenha entendido muito bem tudo que aconteceu.

Na rua, a situação era muito complexa, tudo era difícil, mas o principal era o receio de que algo pudesse acontecer com a minha integridade física. Guardo na memória esses momentos. Até hoje, não sei explicar todos os meus pensamentos naqueles momentos, era um garoto de 16 anos em situação de rua. Talvez outras pessoas buscassem por outros caminhos, mas eu procurava não desviar o foco de estudar. Nesse momento, o estudo já havia deixado de ser apenas uma opção para mim, passei a vê-lo como a única maneira de ter uma vida melhor no futuro. Nem sempre motivado, mas sempre acreditando que, se eu permanecesse estudando, algum dia eu iria conseguir ser aprovado e a situação iria melhorar.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura11 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura11 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Educação & Cultura11 horas ago

Educador antirracista, qual é o seu compromisso?

Educação & Cultura11 horas ago

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Educação & Cultura11 horas ago

Brincadeiras tradicionais podem ajudar a desenvolver aprendizagens matemáticas

Educação & Cultura11 horas ago

Como estimular a participação das famílias na alfabetização

Educação & Cultura11 horas ago

Abril Indígena: já pensou em dar o primeiro passo e mudar sua prática?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Espetáculos de humor e música agitam programação de maio do Teatro Pedra do Reino

CIDADE11 horas ago

Vereadora destaca as conquistas de Campina Grande no “Aqui Tem SUS”

CIDADE12 horas ago

Secretários municipais destacam ações empreendidas para revitalizar o Centro durante Feira de Negócios

ESTADO12 horas ago

Gestores estaduais apresentam iniciativas do Governo para revitalização do Centro Histórico

Politíca12 horas ago

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento da Av. Brasília, Av. Canal e Av. Manoel Tavares, em Campina Grande, obras orçadas em R$ 12 milhões

Politíca12 horas ago

Tovar propõe debate sobre a inclusão de autistas no mercado de trabalho; 85% dos profissionais estão desempregados

Politíca12 horas ago

Mulheres recebem até 25,2% a menos que homens; Camila defende legislação mais rígida para igualdade 

Politíca12 horas ago

A cada seis dias um paraibano é resgatado de trabalho escravo; Lei de Jutay cassa Inscrição de empresa envolvida com prática

Saúde12 horas ago

O que é zumbido no ouvido?

Saúde12 horas ago

Guardar produtos químicos em casa aumenta risco de ELA

Saúde12 horas ago

Câncer de tireoide tem forte sobrediagnóstico em regiões mais ricas

Saúde12 horas ago

Cientistas do Brasil e da Índia criam tratamento contra tumores sólidos

ECONOMIA12 horas ago

Primeiro Lote residual do Imposto de Renda 2024 se aproxima, não perca a data!

ECONOMIA12 horas ago

Caixa libera pagamento de R$ 9.200 para brasileiros em condições específicas! Um refúgio financeiro!

ECONOMIA12 horas ago

Nascidos no mês 09 e 10; recebem hoje (2) a segunda parcela do Programa pé de meia!

ECONOMIA12 horas ago

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados: Entenda como funciona!

Internacional12 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO12 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional12 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional12 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Internacional12 horas ago

O que espera a UE, 20 anos após “big bang” para o leste

Internacional12 horas ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional12 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO12 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional12 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional12 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional7 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde7 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde7 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde7 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br