Connect with us

CONCURSO E EMPREGO

Governo cria Polo Moveleiro Metropolitano para gerar mais de 30 mil novos empregos

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), criou o Polo Moveleiro Metropolitano da Paraíba, que tem como finalidade concentrar fábricas locais de móveis e fortalecê-las utilizando três frentes de atuação: negócios, capacitação e pesquisa e inovação.

O projeto, quando implantado no município de Santa Rita, se tornará uma das maiores potências nacionais no segmento, gerando 13.285 empregos diretos e indiretos no período de construção e 17.705 novos postos de trabalho, quando as empresas estiverem em operação. Outro benefício para a população será a venda de produtos a preço de fábrica e outlets com venda direta à população. 

“Não se trata de mais um distrito industrial, mas sim de um novo conceito de efetiva implantação de um Polo, que, além da estruturação da cadeia produtiva moveleira como um todo, envolve o tripé que gerará a sua sustentabilidade enquanto atividade: negócios, capacitação de mão-de-obra e Pesquisa & Inovação, tudo em um mesmo lugar. A ideia é que tudo que o Nordeste demandar a respeito do segmento moveleiro, encontre neste Polo” – explica Rômulo Polari, diretor presidente da Cinep.

Polo Moveleiro Metropolitano da Paraíba – o projeto

O Polo Moveleiro Metropolitano da Paraíba contempla lotes para a implantação de indústrias do estado; centro de treinamento em nível operacional, técnico, superior e de pesquisa; centro de distribuição conjunto, o que gerará mais poder de compra para a cadeia; estacionamento amplo; tratamento de resíduos e o business center, local destinado a estudos e materiais humanos para a prospecção de novos negócios para o Polo.

Para a primeira etapa, a ideia é possibilitar a implantação de aproximadamente 60 empresas, além do Grupo K1, maior empresa do segmento moveleiro da América Latina, que será a loja âncora do Polo Moveleiro e ajudará a impulsionar o desenvolvimento das empresas locais e sistemistas do arranjo produtivo. Sua matriz está localizada no Rio Grande do Sul, com 200 mil metros quadrados de planta industrial e mais de 2.000 empregos diretos. Aqui na Paraíba, o grupo já iniciou seu projeto em uma unidade preliminar em Santa Rita, com 8.000 m², na qual estão sendo realizados treinamentos de mão-de-obra e a instalação de uma unidade de fabricação.

O setor moveleiro já emprega atualmente 1.850 profissionais, dos quais 70% se localizam na região metropolitana de João Pessoa (Santa Rita, Bayeux e Cabedelo). Por esta razão, Santa Rita foi o município escolhido, seguindo a organicidade natural do arranjo, que já é uma realidade e que precisa ser desenvolvido. Além dessa vocação natural, a escolha está alinhada com a perspectiva do Governo, da interiorização do desenvolvimento do estado. 

“É de extrema importância a implantação do Polo Moveleiro, com a vinda do grupo K1 como carro-chefe, porque traz dignidade para o nosso povo, dignidade pra quem passa a ter renda proveniente do seu suor, do seu próprio emprego. É isso que faz uma cidade se desenvolver e almejar um futuro melhor”, comenta Emerson Panta, prefeito de Santa Rita.

Pilares do Polo Moveleiro Metropolitano da Paraíba

Reconhecendo o papel estratégico que o setor moveleiro vem desempenhando para o Brasil e para o estado da Paraíba, a ideia do Polo Moveleiro é atuar por meio de três pilares: Negócios, Capacitação e Pesquisa e Inovação.

Pilar de Negócios: impulsionará os negócios por meio de sistema próprio de lojas, canais de vendas online, plano de marketing, rodadas de negócios, feiras regionais e capacitação de empresas para exportação de sua produção.

Pilar de Capacitação: criará programas que prevejam a alfabetização profissional, cursos de especialização, palestras e oficinas.

Pilar de Pesquisa e Inovação: criará projetos que compreendam a transferência de tecnologia de empresas maiores para empresas menores; realizará estudos, ensaios, análises e testes de produção; desenvolvimento e redesenho de produtos; informações tecnológicas; desenvolvimento de linha de produção; pilotos de produção de produtos para indústria; e sustentabilidade.

Para colocar em prática essas ações, o Governo do Estado está firmando parcerias com universidades, centros de inovação, instituições de fomento e capacitação e consultoria, além dos grupos e associações do segmento moveleiro.

Para o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdney Gouveia, a UFPB tem expertise em diversas áreas e pode colaborar para o desenvolvimento econômico do estado. “Pensamos nas engenharias, em estruturas a atividades que envolvam energias renováveis, inteligência artificial. Há uma gama de profissionais e pesquisadores que seguramente poderão contribuir com o Polo Moveleiro e isso vai implicar certamente no desenvolvimento do estado da Paraíba, que é o que interessa a Universidade Federal da Paraíba, seu papel público e social em promover desenvolvimento, em promover a inserção da Universidade na sociedade e dar respostas às demandas que a sociedade, as empresas e as indústrias apresentam” – comenta Valdiney.

Impactos do Polo Moveleiro Metropolitano da Paraíba no cenário nacional

Segundo o Banco do Nordeste, o Brasil possui 46 polos moveleiros, com cerca de 17 mil empresas formais de pequeno e médio porte e 82% delas estão localizadas no Sul e Sudeste do país. Em 2020, o segmento faturou R$ 70 bilhões, dos quais 85% foram nessas duas regiões. Na Paraíba há 213 empresas ativas no segmento, com dois Arranjos Produtivos Locais de móveis (APLs) localizados em João Pessoa e Campina Grande.

De acordo com o relatório Brasil Móveis 2020 realizado pela IEMI – Inteligência de Mercado, os três principais polos do país, localizados em Bento Gonçalves (RS), Arapongas (PR) e Ubá (MG) são capazes de faturar anualmente até R$ 4,3 bilhões. Com a implantação da primeira fase do Polo Moveleiro Metropolitano, estima-se um incremento de 32,1% na participação nacional dos móveis fabricados na Paraíba, tornando o estado uma das principais potências do Brasil no segmento.

“É mais do que uma simples implantação de um novo Polo. Trata-se de um grande processo de migração, por necessidade de expansão e atendimento do mercado do norte e nordeste, do Polo Moveleiro Nacional, que hoje está no sul do país e que necessita de uma nova base aqui no Nordeste. A Paraíba conseguiu convencer que é mais competitiva para tanto. É apenas um primeiro passo, cuja meta é que a Paraíba seja um novo polo regional para o segmento moveleiro” – enfatiza Rômulo Polari.

Ainda segundo a IEMI, o Brasil é o principal player da América do Sul no setor de móveis e mesmo com a pandemia notou-se crescimento no setor, mostrando ser forte e adaptável a instabilidades econômicas.

“A construção de um núcleo moveleiro será muito importante na construção da marca da Paraíba no cenário nacional, mas os maiores ganhos serão gerados pela sinergia entre os fabricantes locais. Isso se refletirá em ações conjuntas na comercialização de produtos, compra de matéria prima, capacitação de mão de obra, tratamento de resíduos, etc” – ressalta Adeilton Pereira, empresário e membro da Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap). 

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública6 horas ago

Projeto prevê suspensão do porte de arma de fogo para guarda municipal apenas após sentença penal definitiva

Esporte6 horas ago

Comissão especial debate financiamento da União para o esporte nos estados

Nacional6 horas ago

Programa de auxílio na compra de gás de cozinha está na pauta hoje (15)

Nacional6 horas ago

Isenção de IPI nas motos para mototaxistas e pessoas com deficiência é aprovada na CAS

Educação & Cultura6 horas ago

CE ouvirá Milton Ribeiro por declarações sobre acesso à universidade e à educação inclusiva

Segurança Pública6 horas ago

Editada MP que cria programa habitacional para policiais

Nacional6 horas ago

Senado aprova proposta que altera legislação sobre inelegibilidade

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Marvel anuncia quatro novos filmes para 2024 e amplia cronograma da Fase 4

Tecnologia6 horas ago

Xiaomi anuncia óculos inteligentes independentes com tela integrada

Tecnologia6 horas ago

Esta é a maior e mais realista simulação do universo — e você pode baixá-la!

Tecnologia6 horas ago

Windows 11 não terá suporte para rodar em Macs com chip M1, afirma Microsoft

Tecnologia7 horas ago

WhatsApp começa a liberar acesso a múltiplos dispositivos para todos

Esporte7 horas ago

Seleção Argentina desembarca para duelos contra o Brasil

Esporte7 horas ago

Decreto volta a permitir público nos estádios e ginásios de João Pessoa, mas Estado e Ministério Público devem dificultar

Esporte7 horas ago

Dana White abre o jogo após sucesso de Anderson Silva no boxe e faz retratação histórica sobre lenda

Esporte7 horas ago

GSP revela ter passado por depressão e se arrepende de não ter parado antes de enfrentar Hendricks

ECONOMIA7 horas ago

Preço da gasolina da Paraíba é o menor do NE e 6% mais baixo do país, revela pesquisa da ANP

Politíca7 horas ago

Romero Rodrigues é chamado para jantar com bancada do PSD no Senado

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Concurso Ibama é autorizado; 568 vagas de início imediato

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Concurso Caixa: confira a quantidade de vagas ofertadas por estado

Nacional12 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional10 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia8 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE11 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE8 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE10 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia8 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE12 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia3 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Este minúsculo animal parece uma mistura entre um velociraptor, canguru, coelho e um porco

Internacional11 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

Saúde2 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

CIDADE10 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

ECONOMIA11 meses ago

OS CARROS ELÉTRICOS, A ECONOMIA E A SAÚDE

CIDADE12 meses ago

CONDE – Karla Pimentel tem a maioria dos Condenses ao seu lado, saibam mais

Nacional11 meses ago

Senadores querem voto aberto na eleição da Mesa do Senado

Internacional5 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde7 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional6 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

ESTADO12 meses ago

Governo divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020

Educação & Cultura12 horas ago

DE PICASSO A BANKSY, COMO A ARTE AJUDA A DENUNCIAR ATROCIDADES HISTÓRICAS

Saúde12 horas ago

TER UM BOM ENVELHECIMENTO INDEPENDENTE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO

Educação & Cultura12 horas ago

ENEM: PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ REABERTA

Tecnologia2 dias ago

CRISE DE ENERGIA: COMO SUPERAR DEPENDÊNCIA DAS HIDRELÉTRICAS?

Tecnologia2 dias ago

FACEBOOK E RAY-BAN APRESENTAM ÓCULOS ‘INTELIGENTES’

Internacional2 dias ago

USO DE DRONES MUDA JEITO DE EUA FAZEREM GUERRA

Nacional2 dias ago

BELÉM É A PORTA DE ENTRADA DA AMAZÔNIA E RICA NA BIODIVERSIDADE CULINÁRIA

Saúde2 dias ago

A VARIANTE DELTA É MAIS PERIGOSA PARA MENORES DE 12 ANOS?

Educação & Cultura3 dias ago

PANDEMIA CAUSA FORTE IMPACTO NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL

ECONOMIA3 dias ago

OS IMPACTOS DA INFLAÇÃO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DO BRASIL

Internacional3 dias ago

PARAÍSO SUL-AMERICANO DA NEVE ENFRENTA SECA

Internacional3 dias ago

AS 2 CAUSAS CIENTÍFICAS PARA A QUEDA DAS TORRES GÊMEAS NO 11 DE SETEMBRO

Tecnologia4 dias ago

PARQUE TECNOLÓGICO

Saúde4 dias ago

COMO JEITO DE DIRIGIR PODE REVELAR SINAIS DE ALZHEIMER

Internacional4 dias ago

TREM MOVIDO A HIDROGÊNIO

Internacional4 dias ago

PERSEVERANCE RECOLHE AMOSTRA DE ROCHA DE MARTE

Educação & Cultura5 dias ago

O QUE É A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI, CHAMADA DE ‘CÓDIGO SECRETO DA NATUREZA’

ESTADO5 dias ago

PARAÍBA SE DESTACA NA PRODUÇÃO DE CABRA

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

5 MANEIRAS DE SER MAIS FELIZ NO TRABALHO

Saúde5 dias ago

Queime GORDURA ABDOMINAL e acabe com a barriga

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também