Connect with us

Judiciário

Da falta de previsão constitucional autorizadora da devolução de MPs pelo presidente do Congresso Nacional sem o juízo prévio de admissibilidade da comissão mista

Quando o presidente do Congresso Nacional faz o juízo prévio de admissibilidade constitucional de Medida Provisória, ele está suprimindo as funções da Comissão Mista e do Plenário (art. 62, §§ 5º e 9º, da Constituição)

Recentemente, “o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou que devolveu ao Executivo a Medida Provisória (MP) 1068/2021, que limitava a remoção de conteúdos publicados nas redes sociais. Com a decisão de Pacheco, as regras previstas na MP deixam de valer e não serão analisadas pelo Congresso Nacional. Ele disse considerar que as previsões da MP são contrárias à Constituição de 1988 e às leis, caracterizando exercício abusivo do Executivo, além de trazer insegurança jurídica.” (Agência Senado, 14/09/21).

A referida MP foi objeto das ações diretas de inconstitucionalidade 6.992/DF, 6.993/DF, 6.994/DF, 6.995/DF, 6.996/DF e 6.998/DF, com pedido de medida cautelar, ajuizadas por partidos políticos. A Relatora, Ministra Rosa Weber, em decisão data de 15/09 /21, julgou prejudicadas as referidas ações diretas de inconstitucionalidade (art. 21, IX, do RISTF), por perda superveniente de objeto, extinguindo os processos sem resolução do mérito, em razão da devolução da MP em comento pelo Senador Rodrigo Pacheco.

Vale ressaltar que essa é sexta medida provisória que se tem notícia que foi devolvida no Regime da Constituição Federal de 1988, até a presente data, seja por presidente do Senado ou por presidente da Câmara dos Deputados.

Em 12 de junho de 2020, o Senador Davi Alcolumbre, então presidente do Senado e do Congresso Nacional, por meio do Ato Declaratório do Presidente da Mesa do Congresso Nacional Nº 66, de 2020, devolveu ao Poder Executivo a Medida Provisória 979/2020 que permitia ao ministro da Educação nomear reitores das universidades federais durante o período da pandemia sem consulta às universidades.

Nesse episódio, o Senador Alcolumbre extraiu fundamento na interpretação do regramento inserto no art. 48, inciso XI, do Regimento Interno do Senado Federal, que atribui ao Presidente o dever de impugnar as proposições contrárias à Constituição, às leis ou ao Regimento.

Contudo, discordamos dessa interpretação. Quando o presidente do Congresso  faz o juízo prévio de admissibilidade constitucional de Medida Provisória, ele está suprimindo as funções da Comissão Mista e do Plenário (art. 62, parágrafos 5º e 9º, da Constituição Federal.

Observamos que o art. 62 da Constituição Federal define a medida provisória como ato normativo com força de lei, com vigência imediata, que pode ser editado pelo Presidente da República em caso de relevância e urgência. Depois de editada, a medida deve ser submetida de imediato à deliberação do Congresso Nacional. As medidas provisórias perdem a eficácia desde a edição se não forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogável por mais sessenta dias. No caso de perda de eficácia de medida provisória não convertida em lei, o Congresso Nacional deverá disciplinar, por decreto legislativo, as relações jurídicas dela decorrentes. Porém, transcorrido o prazo de sessenta dias contados a partir da rejeição ou da perda de eficácia da medida provisória sem que se proceda ao referido decreto, as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante sua vigência conservar-se-ão por ela regidas definitivamente (Cabral, 2021, CF Interpretada, p. 460).

A regra prevista no parágrafo 5º do art. 62, da Constituição Federal, estabelece que “a deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.”

De modo que, o referido parágrafo determina que o Congresso Nacional proceda uma análise prévia acerca dos requisitos constitucionais de validade da medida provisória, consistente na apuração dos pressupostos da sua relevância e urgência para sua edição (art. 62, caput, da CF), para só depois proceder à verificação da incidência do mérito da atuação normativa excepcional do Executivo.

 A tramitação ocorre da seguinte forma: nas 48 horas seguintes à publicação, o Presidente do Congresso Nacional distribui o texto da medida provisória e designa comissão mista para estudá-la e emitir um parecer, conforme dispõe o art. 2º da Resolução n. 1/2002 do Congresso Nacional. Após essa fase preliminar, são examinados os pressupostos de constitucionalidade, a urgência, a relevância e a adequação financeira e orçamentária, em consonância com o art. 5º da Resolução n. 1/2002 do Congresso Nacional. Se o Plenário da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal decidir que não há atendimento dos pressupostos constitucionais ou adequação financeira ou orçamentária por parte da medida provisória, a consequência será seu arquivamento (Cabral, CF Interpretada, p 469).

Por seu turno, dispõe o parágrafo 9º do art. 62, da Constituição Federal, que “caberá à comissão mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)”

No entanto, o texto constitucional não trata de como a comissão mista procederá para a elaboração do parecer mencionado, sendo essa matéria disciplinada pela Resolução n. 1/2002, do Congresso Nacional. Esta dispõe que os trabalhos da comissão mista serão iniciados com a presença de, no mínimo, um terço dos membros de cada uma das Casas. As deliberações serão tomadas por maioria de votos, desde que presente a maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas, conforme previsto no § 6º do art. 4º. Determina, ainda, o art. 5º da mesma Resolução que a comissão terá o prazo improrrogável de quatorze dias, contado da publicação da medida provisória no Diário Oficial da União, para emitir parecer único, manifestando-se sobre a matéria, em itens separados, quanto aos aspectos constitucionais, inclusive sobre os pressupostos de relevância e urgência, de mérito, de adequação financeira e orçamentária e quanto ao cumprimento da exigência prevista no § 1º do art. 2º da referida Resolução (apresentação da mensagem e da motivação do texto enviado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional). (Cabral, 2021, CF Interpretada, p. 471).1

Oportuno destacar que ao longo da promulgação da CF de 1988, até a presente data, o STF não foi instado a se manifestar sobre essa temática (devolução de MPs sem o prévio parecer da constituição mista, previsto no § 5º, do art. 62 da CF) por fim, registramos que a MP 979/2020 teve sua constitucionalidade questionada por meio da ADI 6.458, ação direta que foi julgada extinta, sem resolução de mérito, tendo em vista que a referida MP foi expressamente revogada pela MP 981/2020. Em relação à Medida Provisória (MP) 1068/2021, como já apontado, foi devolvida pelo atual presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, sem o parecer prévio da comissão mista.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CABRAL, Francisco de Assis. Do processo Legislativo, inConstituição Federal interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo – 12ª Edição – coord, : Costa Machado; Anna Cândida da Cunha Ferraz, Ed. Manole, São Paulo: 2021.

Assuntos relacionados – MP 1.068 (remoção de conteúdo)Controle de constitucionalidade das medidas provisóriasMedidas provisórias (Legislação)Legislação (Direito Constitucional)Controle de constitucionalidadeDireito Constitucional

Autor

  • Francisco de Assis Cabral – Membro da ACL: The International Association of Constitutional Law, filiado ao CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito. Mestre em Direitos Fundamentais pelo UNIFIEO-SP. (concluído em 2005, sob orientação da Profa. Dra. Anna Cândida da Cunha Ferraz – Livre Docente e Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD-USP). Ex-Procurador da FUNDAC/PB – Fundação de Desenvolvimento da Criança. . Advogado em São Paulo de 1993 a 2003. Ex-Professor de Direito Constitucional e Hermenêutica Jurídica da Faculdade Integrada do Recife – Primeiro colocado na seleção pública de docente para a disciplina de Direito Constitucional – I na Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE (2008). Obras do autor: a) coautor da obra Constituição Federal Interpretada – Coordenador/Organizador: Machado, Antônio Cláudio da Costa & Ferraz, Anna Cândida da Cunha. São Paulo: 12ª edição, Editora Manole, 2021; b) Controle de constitucionalidade. Editora Schoba, Salto-São Paulo 2009; c) Controle de constitucionalidade, 3ª edição, amazon.com.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 dia ago

Viva o Centro: Iniciativa oferece microcrédito para comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

Educação & Cultura1 dia ago

“À medida que” X “Na medida em que”: Você sabe como e onde usar corretamente?

Educação & Cultura1 dia ago

“Esse” ou “Este”: aprenda a usar corretamente!

Educação & Cultura1 dia ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais escrevem errado?

Educação & Cultura1 dia ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais falam errado?

Politíca1 dia ago

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

Internacional1 dia ago

‘Secretas’. Portugal condenado por violação de direitos de jornalista

Segurança Pública1 dia ago

CGU e Polícia Federal apuram irregularidades na Prefeitura de Aroeiras–PB

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso da Polícia Científica tem 213 vagas e salários de até R$ 10,6 mil

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Inscrições Abertas para o Concurso da Câmara de Vereadores de Taperoá, Paraíba

Esporte2 dias ago

Gabigol é liberado para jogar pelo Flamengo após defesa obter efeito suspensivo em caso antidoping

ECONOMIA2 dias ago

“Desafio Crescente: Rombo na Previdência Exige Atenção para uma Nova Reforma”

Judiciário2 dias ago

Aplicação de medidas coercitivas atípicas

Judiciário2 dias ago

Chapa União e Luta vence eleição da Associação Paraibana dos Defensores Públicos

Politíca2 dias ago

Após um ano e meio de mandato Romero destina emenda para Campina, valor é inferior ao que destinou para Lagoa Seca e Massaranduba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024

ECONOMIA2 dias ago

Cartão Caixa Tem: Seu Novo Crédito de Até R$ 2.000,00!

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2024: Veja como retificar a sua declaração e evitar futuros problemas

Saúde2 dias ago

Creme alimentar com ingredientes da dieta mediterrânea dispensa conservantes

Saúde2 dias ago

Suco de repolho roxo trata doenças inflamatórias intestinais

Saúde2 dias ago

Antibióticos revelam uma nova maneira de combater o câncer

Saúde2 dias ago

Yacon é fonte de nutrientes para prebióticos e alimentos funcionais

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Monitoramento agrícola aponta que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Brasil deve atingir recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Como os preços da soja devem se comportar nesta semana?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Oferta de mandioca aumenta com retomada da colheita

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional6 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde6 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde6 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde6 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional2 semanas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura2 semanas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br