Connect with us

Judiciário

Indicação de Dino mostra o STF agindo como Poder Moderador. Constituição diz que não deveria

O ministro Gilmar Mendes declarou recentemente que eventuais processos de impeachment contra os ministros “hão de estar submetidos ao crivo judicial” para enterrar “acusações mambembes”

Sem previsão na Constituição de 1988, o Poder Moderador será objeto de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em ação proposta pelo PSOL (ADPF 1.045), recentemente submetida ao plenário pelo ministro Luiz Fux. Na ação, o partido pede que o STF declare inconstitucional a interpretação de que as Forças Armadas constituam Poder Moderador no Brasil.

Contudo, outro órgão vem sendo recorrentemente reivindicado como Poder Moderador, sem que haja previsão de que esta tese constitucional seja levada a julgamento. Trata-se do próprio STF.

A reivindicação do status constitucional de Poder Moderador da República para o STF já foi feita múltiplas vezes por membros do próprio tribunal. O ministro Dias Toffoli, por exemplo, afirmou em 2021, em evento realizado em Lisboa, que o Brasil vivia, na prática, um regime semipresidencialista tendo o STF como Poder Moderador. Deu como exemplo a atuação do tribunal na pandemia de Covid-19.

O ministro Alexandre de Moraes também já defendeu a tese em múltiplas ocasiões; por exemplo, em palestra dada em 31 de março deste ano.

O que é o Poder Moderador?

O Poder Moderador foi idealizado pelo filósofo francês Benjamin Constant (1767-1830), que o chamava de “Poder Real”, porque era a fração de poder que deveria continuar nas mãos dos reis, mesmo após a adoção de constituições escritas.

Conforme Constant, o Poder Real, dado o seu caráter hereditário, se caracterizaria por não prestar contas ao povo, nem a qualquer outro poder – era “inviolável”. Nisso contrastava, por exemplo, com os ministros de Estado, que, ao contrário do rei, tinham “responsabilidade” perante o Legislativo – isto é, podiam ser removidos do cargo.

Em relação aos outros poderes, o Poder Real, nas palavras de Constant, seria “ao mesmo tempo, superior e intermediário”. Superior porque, sempre que julgasse que outro poder tivesse agido mal, teria prerrogativas para intervir e prevalecer sobre ele; e intermediário porque deveria usar essas prerrogativas para resolver conflitos que eventualmente surgissem entre os poderes, restabelecendo a harmonia entre eles.

A teoria de Constant não teve sucesso em se propagar; a grande maioria das constituições adotou a tripartição de poderes – caso, por exemplo, da atual constituição brasileira, que arrola expressamente, em seu artigo 2º, os poderes existentes na República: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Mas uma exceção foi a Constituição de 1824 no Brasil, vigente ao longo do Império.

O Poder Moderador não está sujeito a responsabilidade alguma

A Constituição de 1824 tratava do Poder Moderador no seu Título 5º, Capítulo I, como um dos poderes chefiados pelo imperador (sendo o outro o Executivo). É perceptível a influência dos escritos de Benjamin Constant no vocabulário utilizado.

Por exemplo, o artigo 99 dizia: “A pessoa do Imperador é inviolável, e Sagrada: ele não está sujeito a responsabilidade alguma”.

Em contraste, no que se refere ao STF, a atual Constituição prevê, sim, responsabilidade dos ministros perante o parlamento, podendo ser removidos do cargo pela via do impeachment: “Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: […] II – processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal […] nos crimes de responsabilidade”.

No entanto, apesar da previsão constitucional, ministros do STF já insinuaram que não acatariam eventual decisão do Senado neste sentido. O ministro Gilmar Mendes, em discurso recente, declarou, a respeito desta possibilidade, que eventuais processos de impeachment contra os ministros “hão de estar submetidos ao crivo judicial” para enterrar “acusações mambembes”.

Ora, a prerrogativa de julgar se uma acusação é “mambembe” ou não foi justamente atribuída pela Constituição, em caráter privativo, ao Senado. É o que está contido no próprio verbo “julgar”. Caso o tribunal possa rever o mérito da decisão, julgando, em última instância, seus próprios membros, isto significará que o STF, como órgão, terá, com efeito, passado a “não estar sujeito a responsabilidade alguma”, exceto pelo seu próprio controle interno, à maneira do Poder Moderador.

O Poder Moderador prevalece sobre os outros poderes

A prerrogativa de sancionar ou deixar de sancionar textos aprovados pelo Legislativo era atribuída, na Constituição de 1824, ao Poder Moderador (art. 101, III). Era uma das formas que Benjamin Constant idealizava como manifestação da supremacia do Poder Real, usada para corrigir erros políticos de outro poder.

Sob a Constituição de 1988, o STF é concebido como um órgão que se limita a comparar os novos textos aprovados com o texto da Constituição para aferir se são compatíveis com ela. Se forem compatíveis, os ministros devem aceitá-los, ainda que os julguem ruins. Isto é, não têm poder de veto político.

No entanto, a existência de conceitos jurídicos indeterminados e o ativismo judicial tornam cada vez menos nítida a distinção entre a análise jurídica da constitucionalidade de uma norma e a análise política, isto é, se deve ou não ser adotada.

Por exemplo, após a recente aprovação em primeiro turno da PEC 8/2021, que tende a reduzir os poderes individuais dos ministros do STF, ministros fizeram discursos sobre a PEC nos quais insinuaram que podem derrubá-la como inconstitucional, se promulgada. O ministro Gilmar Mendes disse, entre outras coisas, que a PEC “não possui qualquer justificativa plausível” – o que é um exemplo de avaliação política, e não jurídica, da proposta. Se a PEC fosse derrubada pelo STF sob este fundamento, seria um ato mais típico de Poder Moderador do que de Poder Judiciário.

Da mesma forma, o STF também pode anular atos do Poder Executivo. Neste sentido, como já dito, o ministro Toffoli afirmou que o tribunal se comportou como Poder Moderador na pandemia de Covid-19. Provavelmente quis dizer que o STF foi além de analisar se os atos de enfrentamento da pandemia eram compatíveis com a lei e a Constituição; em vez disso, o tribunal tomou, por conta própria, decisões políticas sobre os melhores meios de enfrentar a pandemia e fez seu juízo prevalecer sobre o do Executivo.

O Poder Moderador indica, mas não é indicado

A Constituição de 1824 atribuía ao Poder Moderador a prerrogativa de tutelar os outros poderes, nomeando os ocupantes dos seus cargos-chave. No Legislativo, escolhendo, a partir de listas tríplices, os senadores (câmara alta do parlamento). No Executivo, “nomeando, e demitindo livremente, os Ministros de Estado”, isto é, o governo (a partir de 1847, nomeava também para um novo cargo, equivalente ao de primeiro-ministro em outros países).

Inversamente, o Poder Moderador não tinha seu ocupante escolhido por nenhum dos outros poderes. Isso porque a Constituição estabelecia um regime “monarchico hereditario” (não se trata de pleonasmo: algumas monarquias, no passado e atualmente, como a Jordânia, adotam um sistema em que o monarca, vitalício, pode indicar seu próprio sucessor).

No que se refere ao STF, a Constituição de 1988 adotou o caminho inverso: STF indicado, sem indicar. Estabeleceu que os ministros do tribunal seriam nomeados pelo presidente da República, após aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. Isto é, incluiu os dois outros poderes na escolha, mas, notavelmente, deixou excluído do processo o próprio Poder Judiciário – possivelmente para garantir uma forma a mais de controle externo do órgão (além do impeachment); desta vez, prévio.

No entanto, na prática, constitucional brasileira atual, é possível que a situação tenha se invertido.

Neste sentido, a jornalista Ana Flor, da GloboNews, afirmou ter apurado: “tem gente reclamando dentro do governo que tem ministro do Supremo que está indicando para-tudo: está indicando PGR, Supremo”. O jornalista Alisson Mattos, do portal O Bastidor, afirma que a indicação de Flávio Dino ao STF pelo presidente Lula seria resultado de “influência do STF no governo”; afirma também que os ministros do STF teriam sugerido o nome de Simone Tebet como ministra da Justiça, ecoando o Poder Moderador de outrora, que indicava ministros de Estado.

Também no Senado os ministros do STF estariam exercendo influência. A jornalista Eliane Cantanhêde chegou a ler no ar o que afirmava ser mensagem de texto enviada pessoalmente a ela por um ministro não identificado do STF, e na qual o ministro exigia a destituição do atual líder do governo no Senado.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE20 horas ago

Viva o Centro: Iniciativa oferece microcrédito para comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO20 horas ago

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

Educação & Cultura21 horas ago

“À medida que” X “Na medida em que”: Você sabe como e onde usar corretamente?

Educação & Cultura21 horas ago

“Esse” ou “Este”: aprenda a usar corretamente!

Educação & Cultura21 horas ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais escrevem errado?

Educação & Cultura21 horas ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais falam errado?

Politíca21 horas ago

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

Internacional21 horas ago

‘Secretas’. Portugal condenado por violação de direitos de jornalista

Segurança Pública21 horas ago

CGU e Polícia Federal apuram irregularidades na Prefeitura de Aroeiras–PB

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Concurso da Polícia Científica tem 213 vagas e salários de até R$ 10,6 mil

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

Inscrições Abertas para o Concurso da Câmara de Vereadores de Taperoá, Paraíba

Esporte24 horas ago

Gabigol é liberado para jogar pelo Flamengo após defesa obter efeito suspensivo em caso antidoping

ECONOMIA1 dia ago

“Desafio Crescente: Rombo na Previdência Exige Atenção para uma Nova Reforma”

Judiciário2 dias ago

Aplicação de medidas coercitivas atípicas

Judiciário2 dias ago

Chapa União e Luta vence eleição da Associação Paraibana dos Defensores Públicos

Politíca2 dias ago

Após um ano e meio de mandato Romero destina emenda para Campina, valor é inferior ao que destinou para Lagoa Seca e Massaranduba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024

ECONOMIA2 dias ago

Cartão Caixa Tem: Seu Novo Crédito de Até R$ 2.000,00!

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2024: Veja como retificar a sua declaração e evitar futuros problemas

Saúde2 dias ago

Creme alimentar com ingredientes da dieta mediterrânea dispensa conservantes

Saúde2 dias ago

Suco de repolho roxo trata doenças inflamatórias intestinais

Saúde2 dias ago

Antibióticos revelam uma nova maneira de combater o câncer

Saúde2 dias ago

Yacon é fonte de nutrientes para prebióticos e alimentos funcionais

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Monitoramento agrícola aponta que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Brasil deve atingir recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Como os preços da soja devem se comportar nesta semana?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Oferta de mandioca aumenta com retomada da colheita

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional5 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde5 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde5 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO5 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde5 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional2 semanas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura2 semanas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br