Connect with us

Internacional

Caso Assange: relatora em direitos humanos analisa processo de extradição e riscos à liberdade de expressão

Audiência de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, está agendada para ocorrer no Tribunal Superior em Londres nos dias 20 e 21 de fevereiro; perita independente em direitos humanos da ONU expressa preocupação com possibilidade da decisão envolver violações de direitos e influencia no jornalismo global

Antes da próxima audiência de Julian Assange no tribunal do Reino Unido, onde há a possibilidade de extradição para os EUA, uma especialista independente em direitos humanos da ONU expressou preocupação com a possibilidade de graves violações de direitos contra o fundador do WikiLeaks. 

A relatora especial* sobre Tortura, Alice Jill Edwards, adverte que as repercussões desse caso podem influenciar significativamente o jornalismo global e a liberdade de expressão.

Riscos ao jornalismo e liberdade de expressão

Ela fez um apelo às autoridades britânicas para que “suspendam qualquer possível extradição por medo de que a saúde de Assange possa ser “irreparavelmente prejudicada” pela extradição.

Em entrevista à ONU News, Alice Jill Edwards detalhou suas preocupações e disse que “o mundo está observando esse caso muito, muito de perto”, incluindo as possíveis implicações do resultado para a liberdade de expressão em todo o mundo.

Uma última apelação doméstica após uma longa batalha legal sobre a extradição de Assange está programada para ocorrer no Tribunal Superior em Londres nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Documentos confidenciais

Assange enfrenta 18 acusações criminais nos EUA por seu suposto papel na obtenção e divulgação ilegal de documentos confidenciais relacionados à defesa nacional, incluindo evidências que expõem supostos crimes de guerra. 

Ele está detido no Reino Unido desde 2019, onde atualmente está sendo mantido na prisão de Belmarsh. Confira a entrevista com a relatora: 

ONU News: Por que você está preocupada com a possível extradição de Julian Assange do Reino Unido para os Estados Unidos? Quais são os principais argumentos jurídicos e de direitos humanos contra essa decisão? 

Alice J. Edwards: O caso Julian Assange tem sido uma longa saga jurídica no Reino Unido, que se estende por vários anos. Minha função como relatora especial da ONU é me manifestar sempre que eu achar, com base em informações substanciais, por exemplo, que alguém pode ser enviado para um local onde corre um risco real de tortura ou tratamento desumano ou degradante.

O Reino Unido é parte da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura, bem como da Convenção Europeia de Direitos Humanos. Os instrumentos têm um artigo equivalente, o Artigo 3, que proíbe os Estados de enviar pessoas para locais onde elas possam enfrentar esse tipo de tratamento. 

No caso Assange, com base nos materiais que me foram fornecidos e no que também foi documentado pelo tribunal, há três motivos pelos quais estou particularmente preocupado, neste momento, com relação à possibilidade de o Reino Unido cumprir suas obrigações nos termos do Artigo 3. 

A primeira é que Assange – e isso está bem documentado e também é aceito pelo tribunal, e o motivo pelo qual sua extradição foi suspensa até hoje – sofre de um distúrbio depressivo. Qualquer extradição para os Estados Unidos provavelmente exacerbará suas condições médicas subjacentes – e há um risco muito real de suicídio. 

O segundo motivo é que ele está enfrentando uma prisão preventiva nos Estados Unidos enquanto aguarda o julgamento e durante seu julgamento. Se for condenado, é claro, ele também será punido com prisão. Os Estados Unidos têm um longo histórico de uso de isolamento e confinamento solitário, que consiste em manter as pessoas em suas próprias celas individuais sem interações diárias.

As Regras de Nelson Mandela, que regem [as regras mínimas padrão para o tratamento de prisioneiros], indicam que 15 dias de isolamento ou confinamento solitário equivalem a tortura. Portanto, há uma grande probabilidade de que qualquer forma de isolamento e confinamento solitário, especialmente o confinamento solitário prolongado, tenha um impacto irreparável sobre Assange, sua saúde psicológica e até mesmo física.

E a terceira razão pela qual acredito que essa extradição provavelmente entraria em conflito com as proteções do Artigo 3 é que Assange enfrenta uma pena de 175 anos. Ele foi acusado de divulgar telegramas diplomáticos e outros telegramas de natureza confidencial, incluindo evidências de supostos crimes de guerra. E agora ele está sujeito a 175 anos. 

Todos nós podemos fazer as contas: Assange tem 53 anos de idade. Isso é mais de três vezes a sua idade atual. E, é claro, isso equivale a 175 anos, o que é mais tempo do que qualquer pessoa pode viver hoje em dia e, portanto, duas vezes e meia mais do que uma sentença de prisão perpétua comum. 

Em outros países, é claro, as sentenças de prisão perpétua são estabelecidas por lei. Na Austrália, por exemplo, a pena é de até 30 anos – e pode chegar a 10 – estabelecida por lei. A Corte Europeia de Direitos Humanos aceitou que penas grosseiramente desproporcionais – o que eu considero 175 anos para as acusações contra Assange – e punições excessivas são maus-tratos de acordo com o direito internacional.

ONU News: Como alguém que vem acompanhando os desdobramentos do caso, poderia nos dizer se as condições atuais dele estão de acordo com as convenções – a maneira como ele é tratado e mantido em confinamento agora? 

Alice J. Edwards: Na verdade, não posso responder a essa pergunta. Meu antecessor visitou Assange na prisão de segurança máxima de Belmarsh. Eu não o fiz, e já faz alguns anos que uma visita de uma pessoa oficial da ONU não é realizada.

ONU News: Qual é a sua mensagem para as autoridades do Reino Unido e houve alguma reação por parte delas? Algum comentário sobre seus apelos? 

Alice J. Edwards: Meu apelo ao Reino Unido é para os tribunais – esse é um processo que está passando pelos tribunais. Mas, em última análise, cabe ao secretário de Estado determinar se a extradição ocorrerá caso o tribunal permita. Meu apelo é para que seja encontrada uma solução. Esta é a última apelação doméstica para o Assange. Este é o fim da linha para sua gama de recursos. É muito importante que esse caso seja analisado com muito cuidado devido às consequências terríveis, sua saúde e bem-estar. Esses são meus apelos às autoridades britânicas.

ONU News: Você acha que a extradição do Assange pode abrir um precedente perigoso para a liberdade de imprensa e o jornalismo em todo o mundo ou para casos de denunciantes e jornalistas? 

Alice J. Edwards: Considero que os Estados devem ser capazes de se envolver diplomaticamente e manter correspondência confidencial entre si. De fato, nossa paz e segurança internacionais dependem desse nível de segurança. Entretanto, os direitos humanos exigem que também sejamos transparentes quando ocorrem transgressões ou crimes de guerra, como foi alegado em relação a alguns dos telegramas e informações que foram divulgados.

Toda lei, seja uma lei de traição ou de segurança nacional, deve incorporar a proteção ao denunciante ou uma defesa da denúncia. Neste momento, esse não é o caso dos Estados Unidos, pelo que entendi. A lei que está sendo aplicada não foi atualizada para refletir os padrões de direitos humanos do Século 21, e isso é muito problemático para outras pessoas que se encontram em situação semelhante à de Assange, que talvez queiram denunciar informações sobre atividades que estão sendo realizadas por seus governos ou supostamente realizadas por seus governos ou supostamente realizadas por seus governos.

Na verdade, todo o sistema internacional funciona com base na nossa capacidade de falar o que pensamos, de falar livremente, de divulgar e de pedir contas aos governos por possíveis violações. E então, é claro, a responsabilização deve vir em seguida. 

Portanto, o mundo está observando esse caso muito, muito atentamente. Eu gostaria que os Estados Unidos e o Reino Unido chegassem a uma resolução que não exija que Assange seja extraditado para os Estados Unidos, dadas as suas condições médicas atuais.

* Os relatores especiais não são funcionários da ONU e não recebem salário. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional18 minutos ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO19 minutos ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO20 minutos ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO22 minutos ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO24 minutos ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

Esporte30 minutos ago

Ministro do Esporte pede paralisação do Brasileirão junto à CBF

Internacional34 minutos ago

Após aviso dos EUA, Israel diz que ação para derrotar Hamas não pode ser impedida

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Importação de arroz será pontual e priorizará produtos do Mercosul, diz presidente da Conab

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Cultivo de café é cada vez mais sustentável

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

USDA deve trazer safra e estoques de soja 24/25 dos EUA maiores; milho deve ter números menores

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Congresso derruba vetos de Lula e mantém poder do Ministério da Agricultura em registro de defensivos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Exportações de frango do Brasil crescem em abril

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Concurso da prefeitura de Soledade–PB, tem edital publicado

Internacional2 horas ago

ONU quer combater saque propriedade intelectual tradicional

Internacional2 horas ago

Quem é o primeiro rabino a ganhar o Prêmio Carlos Magno

Internacional2 horas ago

Premiê da Polônia denuncia aumento da espionagem em seu país

Internacional2 horas ago

UE concorda em usar fundos russos para armar Ucrânia

Internacional2 horas ago

Putin volta a falar em guerra nuclear contra o Ocidente

CIDADE2 horas ago

Procon de Santa Rita orienta consumidores para compras seguras no Dia das Mães

Nacional3 horas ago

Total de sindicalizados atinge menor patamar da história

Internacional3 horas ago

RÚSSIA-IRÃ-CHINA BUSCAM UMA NOVA ORDEM DE SEGURANÇA GLOBAL

Politíca3 horas ago

Proposta de Hugo Motta autoriza bancos a utilizar FGTS de clientes para quitação de dívidas

CIDADE7 horas ago

TCE encaminha à Auditoria denúncia de gastos de R$ 10 milhões com festas de São João em Santa Rita

Segurança Pública7 horas ago

TJ publica lista de precatório preferencial da ação da bolsa desempenho dos PMs e bombeiros militares

Segurança Pública8 horas ago

Adiada reunião crucial do Congresso para derrubada de vetos na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: O Papel do SINDSPOL/PB e os impactos na sociedade

CIDADE20 horas ago

R$ 10 MILHÕES – TCE instaura Inspeção Especial em contratos de artistas e bandas do São João de Santa Rita

CIDADE21 horas ago

Câmara de Itabaiana rejeita vetos do prefeito e impõe derrota política

Segurança Pública21 horas ago

BRAVURA: Sozinho, cabo da PM imobiliza e prende suspeito de dois assaltos e um furto

Judiciário22 horas ago

Autoridades discutem preparativos da ‘Semana Nacional do Registro Civil’, em Rio Tinto

Nacional22 horas ago

Vai à sanção projeto que cria o SPVAT e libera R$ 15 bi para programas sociais

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional18 minutos ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO19 minutos ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO20 minutos ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO22 minutos ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO24 minutos ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 dia ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 dia ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 dia ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde3 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA3 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura3 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br