Connect with us

Judiciário

Artigo 16 da Lei de Ação Civil Pública: a Justiça em pedaços

Limitar territorialmente a Ação Civil Pública é desmontar o sistema de tutela coletiva

Os grandes desafios que o planeta enfrenta neste século nos ensinam sobre a importância de tratar de maneira coordenada e global aquilo que nos afeta como humanidade. A atual pandemia e a emergência climática são exemplos óbvios disso, ao evidenciar tanto a artificialidade da natureza histórico-política das fronteiras quanto os impactos maiores sobre as populações mais vulneráveis, incapazes de acessar direitos garantidos em outras latitudes.

Esses dois exemplos bem ilustram, no plano internacional, o que no processo civil brasileiro, em particular, já foi entendido há mais de três décadas: há direitos que afetam as pessoas de maneira coletiva e que demandam, portanto, mecanismos processuais próprios. É o caso dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos (também chamados de transindividuais), que têm efeito erga omnes – ou seja, devem beneficiar todos aqueles que se enquadram na mesma situação jurídica. A Lei 7347 introduziu, em 1985, as Ações Civis Públicas (ACPs) e representa enorme conquista para a nossa sociedade.

Quando um direito transindividual é violado, a solução jurídica emanada pela sentença deve alcançar a todos os afetados sem diferenciação. Qualquer caminho diverso terminaria por limitar quem pode e quem não pode usufruir de um direito, em clara negação da própria ideia de interesse erga omnes. Parece óbvio e simples, mas é essa a essência de um debate que se arrasta há duas décadas que culminará, no próximo dia 25 de fevereiro, com o julgamento do Recurso Extraordinário 1.101.937/SP no STF (Supremo Tribunal Federal).

O recurso foi interposto por grandes instituições financeiras que tentam limitar territorialmente os efeitos de sentenças proferidas no âmbito das ACPs. Elas se apoiam em uma alteração ao artigo 16 da citada lei, ocorrido em 1997, que estabeleceu que “a sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator”. Ou seja, buscou reduzir os efeitos da sentença. Sem adentrar o contexto político que motivou e permitiu essa alteração legislativa e, ainda, sem explorar o já consolidado entendimento doutrinário e jurisprudencial, que é vasto ao apontar as atecnias e inconstitucionalidades na raiz de tal dispositivo, cabe aqui chamar atenção para o que significaria acatar o argumento dos recorrentes: desmontar de maneira irreversível, com danos sociais e jurídicos incalculáveis, o sistema criado para garantir acesso à Justiça a quem mais precisa – e do qual a ACP é o instrumento mais importante.

O microssistema processual coletivo brasileiro, da forma como se constituiu (e apesar dos ataques que sempre sofreu) é efetivo ao aglutinar demandas que, por sua própria natureza, não podem ser contidas pelas fronteiras criadas exclusivamente para organizar a prestação jurisdicional – temas relacionados ao meio ambiente e direitos dos consumidores estão evidentemente dentro deste conjunto. Impor a limitação territorial, tal e como propõem os bancos no caso sob análise, é admitir a necessidade de que cidadãos afetados por um mesmo problema, mas localizados em unidades federativas distintas, tenham de iniciar ações idênticas para garantir direitos iguais, inundando os tribunais com ações repetitivas.

Um sistema sobrecarregado e de recursos limitados, como o brasileiro, não teria qualquer chance em um cenário assim. Na prática, os processos seriam arrastados por ainda mais tempo, resultando em uma incapacidade generalizada do Judiciário de cumprir com sua obrigação mais elementar. Nosso país estaria, em definitivo, na contramão dos esforços por tornar a Justiça mais eficiente e mais efetiva.

Outra dimensão do mesmo problema é o agravamento das notórias e profundas desigualdades brasileiras. A aceitação do artigo 16 significaria que cidadãos residentes em um estado beneficiado por melhores estruturas poderiam gozar de direitos negados às populações mais vulnerabilizadas em outras unidades federativas. Estaríamos, nessa perspectiva, atropelando garantias prevista não só na Constituição Federal, como também em tratados internacionais em que o Brasil se compromete a garantir direitos fundamentais – como é o caso do acesso à Justiça – sem qualquer discriminação.

É por este motivo que a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, ao interpretar a redação do artigo 16 da Lei da Ação Civil Pública, no âmbito da correta análise de temas processuais, todos infraconstitucionais, decidiu por reforçar o caráter da extensão do dano e a não limitação geográfica da coisa julgada, de acordo com os interesses metaindividuais postos em juízo.

Como se vê, há muito em jogo. Neste momento, por determinação do ministro relator Alexandre de Moraes, todas as ações civis que questionam a abrangência territorial das ACPs estão suspensas esperando uma decisão definitiva do STF, resultando no atraso inadmissível de processos potencialmente urgentes, sobretudo no contexto de pandemia.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), como propositor da ação que deu origem ao recurso em julgamento, tem reiterado sua histórica defesa dos direitos dos consumidores e jogado luz à necessidade de proteger o sistema de tutela coletiva, que tem se mostrado perfeitamente compatível com os objetivos e determinações da Constituição Federal – opinião enfaticamente compartilhada pelo Ministério Público. Para o Instituto, é preciso colocar fim a esse debate inócuo (em grande medida falacioso) que atribui ao modelo atual uma suposta falha de particularização quando, como se viu, sabemos que ele foi idealizado justamente para dar resposta àquilo que nos atinge por igual.

Espera-se agora que a Corte finalmente declare a inconstitucionalidade do artigo 16 da LACP e acolha a interpretação que o STJ deu à questão, pacificando-se a controvérsia sobre a coisa julgada decorrente das ACPs, de modo a levar em consideração a extensão do dano e os interesses metaindividuais em jogo. Limitar a abrangência territorial das Ações Civis Públicas significará deixar a Justiça brasileira em pedaços.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura47 minutos ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura51 minutos ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Educação & Cultura52 minutos ago

Educador antirracista, qual é o seu compromisso?

Educação & Cultura54 minutos ago

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Educação & Cultura56 minutos ago

Brincadeiras tradicionais podem ajudar a desenvolver aprendizagens matemáticas

Educação & Cultura57 minutos ago

Como estimular a participação das famílias na alfabetização

Educação & Cultura59 minutos ago

Abril Indígena: já pensou em dar o primeiro passo e mudar sua prática?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Espetáculos de humor e música agitam programação de maio do Teatro Pedra do Reino

CIDADE1 hora ago

Vereadora destaca as conquistas de Campina Grande no “Aqui Tem SUS”

CIDADE1 hora ago

Secretários municipais destacam ações empreendidas para revitalizar o Centro durante Feira de Negócios

ESTADO1 hora ago

Gestores estaduais apresentam iniciativas do Governo para revitalização do Centro Histórico

Politíca1 hora ago

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento da Av. Brasília, Av. Canal e Av. Manoel Tavares, em Campina Grande, obras orçadas em R$ 12 milhões

Politíca1 hora ago

Tovar propõe debate sobre a inclusão de autistas no mercado de trabalho; 85% dos profissionais estão desempregados

Politíca1 hora ago

Mulheres recebem até 25,2% a menos que homens; Camila defende legislação mais rígida para igualdade 

Politíca1 hora ago

A cada seis dias um paraibano é resgatado de trabalho escravo; Lei de Jutay cassa Inscrição de empresa envolvida com prática

Saúde1 hora ago

O que é zumbido no ouvido?

Saúde1 hora ago

Guardar produtos químicos em casa aumenta risco de ELA

Saúde1 hora ago

Câncer de tireoide tem forte sobrediagnóstico em regiões mais ricas

Saúde1 hora ago

Cientistas do Brasil e da Índia criam tratamento contra tumores sólidos

ECONOMIA2 horas ago

Primeiro Lote residual do Imposto de Renda 2024 se aproxima, não perca a data!

ECONOMIA2 horas ago

Caixa libera pagamento de R$ 9.200 para brasileiros em condições específicas! Um refúgio financeiro!

ECONOMIA2 horas ago

Nascidos no mês 09 e 10; recebem hoje (2) a segunda parcela do Programa pé de meia!

ECONOMIA2 horas ago

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados: Entenda como funciona!

Internacional2 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Internacional2 horas ago

O que espera a UE, 20 anos após “big bang” para o leste

Internacional2 horas ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde3 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde3 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde3 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional3 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA3 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional7 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde7 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde7 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde7 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br