Connect with us

Educação & Cultura

Anvisa: qual o papel desse órgão na saúde do Brasil?

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras. Mas como será que essa autarquia se organiza? Você sente as atitudes da Anvisa no dia-a-dia?

Não deixe de conferir nossa trilha sobre a saúde pública no Brasil!

O que é vigilância sanitária?

De acordo com a lei nº 8.080/1990 – que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde -, vigilância sanitária é entendida por:

um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

I – o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”

Ou seja, a vigilância sanitária compreende diversas ações que visam eliminar e/ou diminuir riscos à saúde da população. No Brasil, todas as ações relacionadas à vigilância sanitária são realizadas pela Anvisa. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa agência?

O que é a Anvisa?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi fundada em 26 de janeiro de 1999 pela lei nº 9.782/1999. Ela é classificada como agência reguladora, sob forma de autarquia – órgão autônomo da administração pública com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios – e é vinculada ao Ministério da Saúde. De início já podemos ver o tamanho da importância dessa agência, não é mesmo?

A Anvisa atua no controle sanitário de produtos nacionais e importados e de alguns estabelecimentos, que são:

Ela deve garantir que todos eles sejam seguros, de qualidade e com eficácia comprovada. Mas você sabe como ela faz isso? No nosso dia-a-dia estamos cercados de produtos e estabelecimentos que passam pela regulação dessa agência, mas, muitas vezes, não nos damos conta. Aqui, iremos te mostrar um pouco mais dos papéis desempenhados por ela!

Agrotóxicos

A Anvisa, assim como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) é responsável pelas normas e registros dos agrotóxicos no Brasil. A agência tem a responsabilidade de fiscalizar e alertar sobre os riscos associados à aplicação e a ingestão desses produtos . Ela os classifica em quatro níveis, de acordo com o perigo:

  • Classe I: Extremamente tóxico. Cor vermelha.
  • Classe II: Altamente tóxico. Cor amarela.
  • Classe III: Medianamente tóxico. Cor azul.
  • Classe IV: Pouco tóxico. Cor verde.

Além disso, a Anvisa também fornece o disque-intoxicação. Por meio do telefone 0800-722-6001, além de realizar denúncias relacionadas à intoxicações,  você também pode tirar dúvidas sobre o assunto. Legal, não?

Alimentos

Sabe quando você compra algum alimento (como café, pão fatiado, presunto) e ele possui um rótulo com informações sobre a validade, lote e tabela nutricional, por exemplo? Pois então, quem é responsável por garantir que essas informações estejam lá é a Anvisa! Algumas informações que devem sempre estar presentes nestas embalagens são: lista de ingredientes, origem, prazo de validade, lote e conteúdo líquido.

Uma curiosidade interessante é que a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente. Ou seja, o ingrediente com maior quantidade deve estar em primeiro, e o que possuir menor quantidade no alimento, em último. Isso significa que se a lista de ingredientes começar com açúcar, por exemplo, é bom controlarmos o consumo deste produto. Saber o que estamos comendo é muito importante para nossa saúde!

Já os alimentos com ingredientes únicos, como açúcar, café ou leite, não precisam apresentar lista de ingredientes. Afinal, só existe um.  

Agora que já sabe dessas regrinhas, que tal conferir o armário da cozinha?

Cosméticos

Protetor solar, maquiagem, tinta de cabelo… Estes são alguns exemplos de cosméticos que usamos com frequência. E, justamente por usarmos diversos cosméticos, é que existe a necessidade deles serem regulamentados. Os alisantes, por exemplo, devem possuir registro na Anvisa, que fica localizado na embalagem externa, seja pelo número de registro ou de processo.

Já as embalagens de cosméticos infantis não devem possuir pontas cortantes, substâncias tóxicas e nem serem em forma de aerosol. Além disso, essa mesma embalagem deve conter alguma espécie de válvula que permita a saída de pouca quantidade do produto. Tudo visando a segurança do usuário final.

Laboratórios

Para qualquer laboratório de saúde pública funcionar no Brasil, ele precisa receber o aval da Anvisa. Essa fiscalização é realizada por meio do SISLAB (Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública). Este sistema funciona como uma rede, que une todos os laboratórios e os classifica de acordo com seus serviços e grau de complexidade.

Medicamentos

Quando você vai até a farmácia comprar um medicamento qualquer, ele vem com uma bula, certo? A bula contém informações importantes para o consumo do medicamento, garantindo a eficácia do produto e a segurança do usuário. A bula, bem como todo o rótulo do medicamento, são regulados pela Anvisa. Por exemplo: todo rótulo de medicamento, deve conter (i) lote, (ii) data de validade, (iii), telefone do fabricante e (iv), lacre de segurança.

Inclusive, a agência também é responsável pela farmacopeia brasileira, documento que reúne todas as normas para medicamentos e insumos farmacêuticos – droga ou matéria-prima empregada em medicamentos – do país. Você pode conferir a última versão completa deste documento aqui!

Vacinas

É a Anvisa que é responsável por autorizar a comercialização das vacinas no país. Para que uma vacina seja disponibilidade para a população de forma segura, a agência deve conceder o registro da vacina à empresa responsável pela sua produção.

Após a vacina ter passado por todos os testes durante a sua fabricação, a empresa pede o seu registro na Anvisa. Após profissionais especializados da agência revisarem todos os documentos técnicos e verificarem os dados de segurança, de eficácia e de qualidade da vacina, decide-se se a vacina está pronta para ser produzida em massa para a população.

É esse processo, por exemplo, que você tem visto acontecer com as vacinas para a covid-19.

Portos, aeroportos e fronteiras

Caso você viaje para um país que exija o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) – como a Austrália, Cabo Verde e a China -, saiba que a Anvisa é o órgão responsável por sua emissão. O documento é solicitado por países que exigem a comprovação da vacina contra a febre amarela.

A Anvisa também é responsável pelas regras de bagagem envolvendo produtos sob fiscalização sanitária. Por exemplo: as bagagens acompanhadas – que o viajante leva consigo -, devem condizer com o uso pessoal do viajante, bem como não possibilitar qualquer tipo de fim comercial. 

Saneantes

Essa categoria engloba repelentes e produtos de limpeza no geral. A Anvisa orienta os consumidores sobre o uso destes produtos que, se manejados de forma errada, podem causar grandes problemas à saúde.

Uma dessas orientações é para que a população não compre produtos de limpeza clandestinos, isto é, que não possuem permissão do Ministério da Saúde. Esses produtos são vendidos, segundo a Anvisa, por ambulantes em caminhões, peruas ou de porta em porta e por não estarem de acordo com as normas sanitárias, podem oferecer riscos à saúde.

Sangue, tecidos, células e órgãos

Cabe à Anvisa definir o regulamento sanitário dos estabelecimentos que trabalham com sangue, células e afins, fiscalizando, inspecionando e monitorando os mesmos.

Uma grande polêmica sobre essa questão é se os homossexuais podem ou não doar sangue. A OMS (Organização Mundial de Saúde), assim como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), recomendam a inaptidão, por um ano, de homens que fizeram sexo com outros homens. O mesmo vale para mulheres cujos parceiros sexuais tenham feito o mesmo com outros homens.

Já a Anvisa, em nota técnica, esclarece que:

“(…) não exclui homens que fazem sexo com outros homens – homossexuais, bissexuais e outras identidades de gêneros relacionadas – de doarem sangue, desde que atendam aos requisitos de triagem clínica estabelecidos. Cabe ao serviço de hemoterapia atender e orientar com respeito ao candidato a doação de sangue explicitando da melhor forma possível sobre os critérios técnicos e condições de aptidão para coleta de sangue com segurança.”

Serviços de saúde

Serviços que influenciam na saúde da população direta ou indiretamente também são monitorados pela Anvisa. Estes serviços podem ser salões de beleza, estúdios de tatuagem, academias, creches, entre outros. Contudo, o papel da agência é de receber denúncias que envolvem estes estabelecimentos, por exemplo: uma maca que quebrou ou falhas durante uma cirurgia.

Caso tenha conhecimento de algum estabelecimento que preste serviços de saúde e estéticos e que pode , oferecer riscos à saúde dos usuários durante o atendimento, você pode e deve fazer uma notificação à agência. Seus dados são confidenciais. Para ter acesso ao formulário de notificação é só clicar aqui.

Tabaco

Ao localizarmos uma caixa de cigarro em qualquer estabelecimento, sempre vemos aquelas imagens fortes, denunciando os malefícios da droga. A Anvisa é a agência responsável por essas imagens, sendo proibida a propaganda comercial de quaisquer produtos fumígenos e liberada somente a exposição em pontos de vendas.

Além disso é proibida a venda desses produtos em locais não autorizados, bem como a venda dos famosos cigarros eletrônicos. Também é vedado o consumo em ambientes fechados. Caso saiba de alguma dessas irregularidades, não deixe de informar a Anvisa por meio da Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782) ou pela Ouvidoria.

Por fim…

Caso você tenha dúvidas sobre alguma mercadoria das citadas neste texto, o próprio site da Anvisa disponibiliza uma lista com todos os produtos em situação irregular. Você pode conferir clicando aqui.

Deu para perceber que a Anvisa possui grandes responsabilidades com a saúde em nosso país. Não se esqueça de ajudar na fiscalização sempre que encontrar irregularidades e produtos ou serviços que ofereçam riscos à população, dessa maneira você estará contribuindo para a Anvisa realizar seu principal propósito: promover e proteger a saúde da população brasileira.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA36 segundos ago

Caixa libera pagamento de R$ 9.200 para brasileiros em condições específicas! Um refúgio financeiro!

ECONOMIA5 minutos ago

Nascidos no mês 09 e 10; recebem hoje (2) a segunda parcela do Programa pé de meia!

ECONOMIA8 minutos ago

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados: Entenda como funciona!

Internacional14 minutos ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO15 minutos ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 minutos ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional18 minutos ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional19 minutos ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Internacional23 minutos ago

O que espera a UE, 20 anos após “big bang” para o leste

Internacional26 minutos ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional27 minutos ago

Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão maior equipe de refugiados da história

Internacional29 minutos ago

República Democrática do Congo está “à beira da catástrofe”

Internacional30 minutos ago

Cerca de 10 mil pessoas podem estar soterradas sob escombros em Gaza

Internacional32 minutos ago

População jovem e em rápido crescimento impõe necessidade de ação em Moçambique

Judiciário57 minutos ago

Primeira Câmara Cível nega recurso da empresa ANE contra radialista

Internacional6 horas ago

Uruguai manifesta interesse em reaver territórios contestados com o Brasil: disputa diplomática intensifica-se

CIDADE6 horas ago

TCE fixa prazo a prefeito para conclusão de creche e aprova as contas de Santana dos Garrotes e Soledade

Judiciário6 horas ago

Relator e presidente do STF recebem entidades para tratar sobre tese da responsabilização de veículos de imprensa

Politíca6 horas ago

PSDB contesta eleição antecipada para direção das Assembleias Legislativas da Paraíba e do Piauí

Judiciário6 horas ago

STF decide que gravação clandestina em ambiente privado não pode ser usada como prova em processo eleitoral

Internacional6 horas ago

URGENTE: Novo relatório da Comissão de Justiça dos EUA expõe Facebook, Amazon e Google

Nacional7 horas ago

Fracasso do Ato do 1º de maio da Esquerda: Lula cobra ministro e diz que convocação foi inadequada

ECONOMIA8 horas ago

Suspensão do Auxílio-Gás em Maio Impacta 5 Milhões de Famílias

ESTADO8 horas ago

Paraíba registra 263 novos postos formais de trabalho em março

Judiciário8 horas ago

Harrison Targino defende paridade entre homens e mulheres na disputa para desembargador do TJPB

Nacional10 horas ago

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública

ESTADO10 horas ago

Gestor de projetos Epitácio Brito recebe título de Doutor Honoris Causa

Esporte11 horas ago

Revezamento da tocha olímpica: a tradição que começou como propaganda para a Alemanha nazista

Educação & Cultura11 horas ago

Por que as teclas F e J têm traços embaixo?

Saúde11 horas ago

Ejacular com frequência ajuda a evitar câncer de próstata?

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional14 minutos ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO15 minutos ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 minutos ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional18 minutos ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional19 minutos ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde3 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde3 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde3 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional3 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA3 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional6 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde6 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde6 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde6 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br